Caso Clínico
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
OSMAR LUPI DA ROSA SANTOS, ANDRÉIA MATEUS MOREIRA, ANA MÁRCIA MESQUITA CAMPELLO, MARCIA RAMOS E SILVA
|
Descrição de um caso de doença da arranhadura de gato ou linforreticulose benigna de inoculação, uma linfadenopatia benigna, que envolve gânglios linfáticos que drenam os sítios dérmicos ou conjuntivas primários de inoculação. A doença é autolimitada e benigna, mas pode, por vezes, progredir para infecção sistêmica grave e recorrente com encefalite, neuroretinite e osteomielite. Seu agente etiológico é a _Rochalimaea benselae_, um bacilo Gram-negativo pelomórfico de pequenas dimensões, membro do subgrupo a-2 das a-proteobactérias.
Palavras-chave: DOENÇA DA ARRANHADURA DE GATO, INFECÇÕES BACTERIANAS
|
Comunicação
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
ALEXANDRE CARLOS GRIPP, NILZA VIANA LUGON, RENATA WROBEL, MARCIA ALVIM BRITO, SANDRA FRANCO DE ASSIS, ANA MÁRCIA MESQUITA CAMPELLO, CLAUDIA TANNOUZ PUPPIN, SANDRA MORITZ, LENINHA VALÉRIO DO NASCIMENTO et al.
|
Os AA relatam os resultados obtidos com o uso intravenoso de doses suprafarmacológicas do succinato sódico de metilprednisolona (1g/dia por três dias consecutivos) em nove pacientes com buloses: pênfigo vulgar - quatro casos; pênfigo foliáceo - quatro casos e penfigóide gestacional - um caso.
À exceção de cinco pacientes virgens de tratamento, todos os demais apresentavam resistência ao tratamento oral com doses elevadas de corticosteróides ou alguma restrição ao seu uso prolongado.
A pulsoterapia produziu remissão completa das lesões sem observação de efeitos colaterais graves. O tratamento subsequente consistiu do uso oral, de doses baixas de prednisona, isoladamente ou em associação à azatioprina, ciclofosfamida, talidomida, ouro ou sulfona. Durante o seguimento ambulatorial que variou de seis a 16 meses, foram registrados um abandono e duas recidivas.
Palavras-chave: DERMATOSES BOLHOSAS, IMUNOSSUPRESSORES, PULSOTERAPIA
|