Com objetivo de revisar a bibliografia médica mundial sobre o líquen estriado e comparar tais dados com os obtidos em Londrina (PR) e adjacências, foi realizada análise de 130 casos atendidos em ambulatório de Dermatologia dessa cidade, entra 1985 e 1996. A amostra era constituída por 51 pacientes do sexo masculino (39,2%) e 79 do feminino (60,8%), sendo 107 brancos (82,3%), 11 amarelos (8,5%), 10 pardos (7,7%) e 2 negros (1,5%), com idades entre 9 meses e 66 anos.
Palavras-chave: DERMATOPATIAS
|
*Fundamentos:* As úlceras venosas dos membros inferiores são freqüentes e têm grande impacto na qualidade de vida e produtividade do indivíduo, além de alto custo para a saúde pública.
*Objetivos:* Detecção de alterações arteriais em pacientes de úlcera venosa crônica dos membros inferiores com emprego de método não invasivo, de modo a discriminar aqueles em que estaria contra-indicado o tratamento compressivo.
*Métodos:* Foram estudados 40 doentes portadores de úlcera venosa crônica, com o intuito de se avaliar a presença de doença arterial periférica pela medida do índice tornozelo/braço por doppler-ultra-som.
*Resultados:* O índice tornozelo/braço mostrou-se alterado (menor que 1) em 9/22 (40,9%) doentes com úlcera venosa crônica e hipertensão arterial concomitante, e apenas em 1/13 (7,7%) doentes de úlcera venosa crônica sem hipertensão arterial.
*Conclusão:* Doentes de úlcera venosa crônica e hipertensão arterial concomitantes devem ser submetidos rotineiramente à medida do índice tornozelo/braço para detecção de possível insuficiência arterial periférica associada.
Palavras-chave: ARTERIOPATIAS OCLUSIVAS, ÚLCERA VARICOSA, ULTRA-SONOGRAFIA DOPPLER
|