Caso Clínico
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
JULIANO CORDEIRO ASSUNÇÃO, CARLOS ALBERTO DA COSTA, JACKSON MACHADO PINTO, MARIA SILVIA LABORNE ALVES DE SOUZA, MARIA ESTER MASSARA CAFÉ et al.
|
Mílio colóide é doença degenerativa relativamente rara, de etiologia desconhecida. São descritos três tipos de degeneração colóide da pele: mílio colóide tipo adulto, mílio colóide juvenil e degeneração nodular colóide. Na variante do adulto a luz solar é fator importante, havendo casos desencadeados por bronzeamento artificial. Na histologia observa-se lesão dérmica contendo material eosinofílico. Os autores relatam dois casos de mílio colóide tipo adulto e fazem uma revisão breve sobre a possível etiologia, a clínica e os achados histopatológicos, bem como sobre as modalidades terapêuticas para a doença.
Palavras-chave: DEGENERAÇÃO COLÓIDE., MÍLIO COLÓIDE
|
Resumo
|
LUCIANA MARX RAMOS, DULCILÉIA FERRAZ RODRIGUEZ, MARIA ESTER MASSARA CAFÉ, JACKSON MACHADO PINTO, MARIA SILVIA LABORNE ALVES DE SOUZA et al.
|
Os autores relatam um caso de criptococose cutânea primária em paciente que fazia uso crônico de corticoterapia sistêmica devido a reações tipo I de hanseníase. Apresentava grandes lesões em placas verrucosas com abscessos no membro superior direito e mão direita após trauma na mão. O tratamento consistiu em anfotericina B inicialmente e foi mantido com itraconazol oral. As lesões regrediram completamente após quatro meses de tratamento, deixando apenas cicatrizes atróficas O caso é relatado em função de sua raridade.
Palavras-chave: CRIPTOCOCOSE, IMUNOSSUPRESSÃO
|
Comunicação
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
LUIS FERNANDO FIGUEIREDO KOPKE, MARIA ESTER MASSARA CAFÉ, LEONARDO BUENO NEVES, MARIA ANTONIETA RIOS SCHERRER, JAKSON MACHADO PINTO, MARIA SILVIA LABORNE ALVES DE SOUZA, EVERTON CARLOS SIVIERO DO VALE, ANA REGINA COELHO DE ANDRADE, JOSÉ OLINTO PIMENTA DE FIGUEIREDO, RENATO ANDERSON NEVES PINTO DA SILVA et al.
|
Apresenta-se um caso de uma paciente feminina, de 56 anos de idade, natural e procedente de André Fernandes (MG), com quadro clínico e histopatológico de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), portadora de lesão única na glabela. Foi medicada com antimoniato de N-metil-glucamina intravenoso na dose de 20mgSbV/kg/dia, diluído em 250ml de SGl (tempo de infusão: 3-4 horas), por 30 dias seguidos.
A paciente era hígida, exceto por uma leve hipertensão arterial sistêmica e durante todo o tratamento, apenas apresentou como efeito colateral a ocorrência de tremores que desapareceram com a continuação da terapêutica.
Três dias após o término do tratamento a paciente apresentou quadro convulsivo generalizado e perda de consciência de instalação abrupta. Exames laboratoriais revelaram-se compatíveis com insuficiência hepática e renal graves. Sete dias após o início do quadro convulsivo, a paciente foi a óbito.
Levando-se em conta o largo uso dos antimoniais pentavalentes na LTA, a ocorrência de insuficiências renal e hepática concomitantes é rara e deve ser relatada. Questionamos também se as manifestações neurológicas observadas no caso não seriam diretamente causadas pela droga.
Palavras-chave: N-METIL-GLUCAMINA, LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA
|
Qual é seu diagnóstico?
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Kleber de Sousa Silveira, Renata Indelicato Zac, Patrícia Jannuzzi Vieira e Oliveira, Daniela Rezende Neves, Valéria Gomes Barbosa, Maria Ester Massara Café et al.
|
Relata-se o caso de paciente do sexo feminino, de 9 anos de idade, com história de lesões bolhosas exclusivamente no dimídio direito, que acomete vários familiares de forma simétrica e cuja histologia evidencia acantólise tipo muro dilapidado, correspondendo, assim, a uma apresentação rara de mosaicismo na doença de Hailey-Hailey.
Palavras-chave: ACANTÓLISE, MOSAICISMO, PENFIGO FAMILIAR BENIGNO
|
Síndrome em Questão
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
MARIA ESTER MASSARA CAFÉ, ROGÉRIO DA COSTA RODRIGUES, AGNELLA MASSARA VIGGIANO
|
A síndrome de Sturge-Weber é doença congênita esporádica composta por malformação capilar dérmica facial na área do ramo oftálmico do nervo trigêmio, associada a malformações vasculares das leptomeninges e dos olhos. Sintomas extracutâneos incluem convulsões, hemiplegia, retardo mental e glaucoma.
Palavras-chave: MANCHA DE VINHO/DIAGNÓSTICO, VASOS SANGUÍNEOS/ANORMALIDADES, MALFORMAÇÕES
|
|
PAULA DE REZENDE SALOMÃO, GUSTAVO CARNEIRO NOGUEIRA, MARIA ESTER MASSARA CAFÉ
|
|