Caso Clínico
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
FABIANE ANDRADE MULINARI BRENNER, ANA SÍLVIA DAL PIZZOL, PAULO CESAR PEREIRA THOMAZ, JESUS RODRIGUEZ SANTAMARIA, JAIR JOSÉ GEMELLI et al.
|
A síndrome dos anticorpos antifosfolipídeos (Saaf) está associada a diversas manifestações clínicas; trombose venosa e arterial, abortos de repetição e trombocitopenia estão entre as principais. Sinais e sintomas dermatológicos ocorrem em até 41% dos casos. A síndrome é evidenciada pela detecção no plasma de anticorpo anticoagulante lúpico (AACL) e/ou anticorpo anticardiolipina (AAC), genericamente denominados anticorpos antifosfolipídeos (AAF).
Os autores relatam um caso de Saaf primária em uma paciente jovem apresentando úlcera crônica na panturrilha esquerda, dois abortos espontâneos no primeiro trimestre, quatro episódios de trombose venosa profunda (TVP) nos membros inferiores, livedo reticular, AACL e AAC positivos. A profilaxia dos eventos trombóticos com ácido acetil salicílico não foi efetiva. O uso contínuo de cumarínicos evitou novos episódios de trombose venosa profunda; nesse caso, porém, não houve cicatrização da úlcera.
Palavras-chave: SÍNDROME DOS ANTICORPOS ANTIFOSFOLIPÍDEOS, DOENÇA AUTO-IMUNE, ÚLCERA, ABORTO, TROMBOSE.
|
Resumo
|
CHRISTINE DE CAMPOS GRAF GUIMARÃES, PAULO CESAR PEREIRA THOMAZ, JOSÉ FILLUS NETO, JESUS RODRIGUEZ SANTAMARIA
|
Relato de caso de paciente feminina de 66 anos que apresenta há vinte anos placa eritêmato-acastanhada, medindo 7,5 por 10 cm, localizada na mama direita. A erupção é bem delimitada, com contornos irregulares e não aderida a planos profundos. Há cinco meses passou a ter ardência no local. Mediante os exames dermatológico e histopatológico,e revisão de literatura, fez-se o diagnóstico de fibromatose dérmica. Há apenas quarenta casos de fibromatose dérmica descritos na literatura ,sendo esse provavelmente o primeiro relatado no Brasil.
Os autores sugerem que fibromatose dérmica seja incluída na classificação de fibromatose de Enzinger e Weiss como um tipo de fibromatose superficial.
Palavras-chave: FIBROMA, MAMA
|
Investigação
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
TAMY NISHI AZEKA, PAULO CESAR PEREIRA THOMAZ, JESUS RODRIGUEZ SANTAMARIA, JOSÉ FILLUS NETO
|
FUNDAMENTO - A síndrome de Sweet (SS) é uma doença rara, inflamatória, de causa desconhecida que requer avaliação médica e investigação.
OBJETIVO - Identificar os achados clínico-epidemiológicos e laboratoriais dos pacientes com SS e comparar os resultados obtidos com os da literatura.
PACIENTES E MÉTODOS - Foi realizado um estudo retrospectivo de 10 pacientes com diagnóstico de SS no ambulatório de dermatologia da Universidade Federal do Paraná no período de março de 1995 a abril de 1997. Foram analisados os dados epidemiológicos, manifestações cutâneas e sistêmicas, assim como condições associadas à SS nesses pacientes. Foram também avaliadas análises laboratoriais, incluindo contagem de leucócitos e velocidade de hemossedimentação (VHS).
RESULTADOS - Foi observada uma erupção cutânea típica de placas eritematosas e dolorosas em 8 dos 10 pacientes. A manifestação sistêmica mais frequente foi febre. A avaliação laboratorial mostrou neutrofilia em sete pacientes e taxa elevada da VHS em nove. Ocorreram condições associadas em oito pacientes, sendo encontrada malignidade em seis, dos quais cinco apresentaram neoplasia hematológica, e um, carcinoma da tireóide. Outras associações incluíram: retocolite ulcerativa(um paciente) e infecção das vias áreas superiores (um paciente).
CONCLUSÃO - Malignidade associada à SS foi um achado frequente nos pacientes. Assim, a importância do diagnóstico da SS e da pesquisa para neoplasia deve ser enfatizada nessa entidade, que deveria ser considerada um marcador cutâneo de doença sistêmica.
Palavras-chave: SÍNDROME DE SWEET
|