Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Prevalência de dermatoses na rede básica de saúde de Campinas, São Paulo - Brasil

Prevalence of dermatoses in the primary health care system of Campinas, São Paulo - Brazil


AMILTON DOS SANTOS JÚNIOR1, MARIA DA GRAÇA GARCIA ANDRADE2, ANGÉLICA BICUDO ZEFERINO3, SARAH MONTE ALEGRE4, APARECIDA MACHADO DE MORAES5, PAULO EDUARDO NEVES FERREIRA VELHO6

1Médico residente do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil
2Professora Doutora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.
3Coordenadora de Ensino da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.
4Coordenadora Associada de Ensino da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.
5Professora Adjunta da Disciplina de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.
6Professor Doutor da Disciplina de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica e gestor do Módulo de Assistência Integral à Saúde do Adulto da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.

Recebido em 24.10.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.08.2007. * Trabalho realizado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro / Financial funding: Bolsa de Iniciação Científica / Pibic, CNPq. Como citar este artigo / How to cite this article: Santos Júnior A, Andrade MGG, Zeferino AB, Monte Alegre S, Moraes AM, Velho PENF. Prevalência de dermatoses na rede básica de saúde de Campinas, São Paulo – Brasil. An Bras Dermatol. 2007;82(5):419-24.

Correspondência:
Paulo Velho Departamento de Clínica Médica (Dermatologia), FCM / Unicamp – Cidade Universitária Zeferino Vaz, s/n 13081 970 - Campinas, SP, Brasil "E-mail":pvelho@unicamp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS – A observação de lesões cutâneas é freqüente pelos indivíduos que as têm e por seus familiares. A demanda de pacientes que buscam atenção médica com queixas cutâneas é significante. OBJETIVO – Determinar a freqüência das alterações dermatológicas em usuários do Sistema Único de Saúde de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. MÉTODOS – Cinco unidades básicas de saúde foram selecionadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal para participar da pesquisa. Todos os pacientes atendidos por profissionais de saúde dessas unidades, no período de 20 dias úteis, deveriam ser avaliados quanto à presença ou ausência de sintomas/sinais dermatológicos. RESULTADOS – Dos 1.491 pacientes avaliados, 358 (24,01%) apresentavam queixas e/ou achados dermatológicos, com maior prevalência nos mais jovens. De todos os usuários atendidos pelos profissionais de saúde que participaram do estudo e que tiveram as fichas preenchidas adequadamente, 9,98% procuraram a Unidade Básica de Saúde primariamente pela queixa dermatológica. CONCLUSÃO – Esses resultados, condizentes com estudos semelhantes realizados em outros países, mostram a importância da especialidade para o desempenho do médico não dermatologista, especialmente dos pediatras, e dão elementos para a discussão curricular sobre a suficiência do tempo destinado ao ensino da especialidade no curso médico.

Palavras-chave: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, DERMATOLOGIA, ENSINO, PREVALÊNCIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações