Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Tumor glômico subungueal: estudo epidemiológico e retrospectivo, no período de 1991 a 2003

Subungual glomus tumor: epidemiological and retrospective study, from 1991 to 2003


ADRIANA AMORIM VANTI1, LUIZ CARLOS CUCÉ2, NILTON DI CHIACCHIO3

1Médica voluntária, clínica de Dermatologia, Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.
2Professor titular de Dermatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro – São Paulo (SP), Brasil.
3Mestre e doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo. Professor-assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Médico assistente da Clínica Dermatológica do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 19.04.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 14.09.2007. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Clínica Dermatológica do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo / How to cite this article: Vanti AA, Cucé LC, Chiacchio ND. Tumor glômico subungueal: estudo epidemiológico e retrospectivo, no período de 1991 a 2003. An Bras Dermatol. 2007;82(5):425-31.

Correspondência:
Adriana Amorim Vanti Rua Dr. Fausto Ferraz, 114 013333 030 - São Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3262-5211 "E-mail":anti.adrianaamorim@br2001.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS - O tumor glômico subungueal é neoplasia benigna de células glômicas. É mais freqüentemente observado como lesão solitária na falange distal dos quirodáctilos, representando de um a 4,5% das neoplasias das mãos. OBJETIVO – Avaliar os aspectos epidemiológicos e clínicos, os exames complementares, bem como prognóstico e tratamento com base em exames histopatológicos e métodos de imagem. MÉTODO – Foram estudados 20 casos de tumor glômico subungueal ocorridos no período de 1991 a 2003, nos ambulatórios de Dermatologia do Hospital das Clínicas e do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. RESULTADOS – Os achados epidemiológicos deste estudo não diferiram significativamente do levantamento bibliográfico pesquisado. Confirmaram-se, na casuística analisada, preferência pelos quirodáctilos e maior acometimento em pacientes do sexo feminino. Histologicamente, os dados obtidos foram similares aos existentes na literatura. CONCLUSÕES – Os métodos de imagem não foram utilizados de maneira sistemática como auxiliares diagnósticos do tumor glômico, embora sejam de grande importância na confirmação e delimitação do tumor, especialmente a ressonância magnética de alta definição. As recidivas, consideradas raras, ocorreram em 15% dos casos, enfatizando a necessidade de acompanhamento pós-cirúrgico prolongado.

Palavras-chave: TUMOR GLÔMICO/DIAGNÓSTICO, TUMOR GLÔMICO/EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, TUMOR GLÔMICO, UNHAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações