Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 5




Voltar ao sumário

 

Qual é seu diagnóstico ?

Caso para Diagnóstico

Case for Diagnosis


HÉLIO AMANTE MIOT1, JULIANA HAMMOUD GUMIEIRO2, JOÃO PAULO VASCONCELOS POLI3, ROSANGELA MA. PIRES DE CAMARGO4

1Professor assistente doutor do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Botucatu (SP), Brasil.
2Estudante de medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Botucatu (SP), Brasil.
3Estudante de medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Botucatu, (SP), Brasil.
4Bióloga e micologista do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.

Recebido em 15.10.2006. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.03.2007. *Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo / How to cite this article: Miot HA, Gumieiro JH, Poli JPV, Camargo RMP. Caso para diagnóstico. Melanoníquia fúngica. An Bras Dermatol. 2007;82(5):480-2.

Correspondência:
Hélio Amante Miot Departamento de Dermatologia e Radioterapia da FMB-Unesp 18618 000 - Botucatu - SP Tels./Fax:(14) 3882-4922 "E-mail":heliomiot@fmb.unesp.br

 

Resumo

Descreve-se caso clínico de paciente do sexo masculino, jovem, imunocompetente, portador de melanoníquia fúngica no terceiro pododáctilo causado por Scytalidium dimidiatum. Discutem-se a semiotécnica diagnóstica, seus diferenciais e a terapêutica adequada. Os autores destacam que a etiologia fúngica deva ser considerada no diagnóstico das melanoníquias.

Palavras-chave: DOENÇAS DA UNHA, MICOSES, ONICOMICOSE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações