Sociedade Brasileira de Dermatolodia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:

Associados da SBD

Volume 62 Número 4

Caso Clínico

Microsporum nanum - Relato do terceiro caso de infecção humana no Brasil

MICROSPORUM NANUM - REPORT OF THE THIRD CASE OF HUMAN INFECTION IN BRAZIL

CHRISTIANE TIGGES1, ELIZABETI LESSA CHAVES1, SONIA REGINA BROCKELT2, ROSANGELA FERREIRA LAMEIRA3, GISELE PESQUERO FERNANDES BORDIGNON3, FLÁVIO DE QUEIRÓZ TELLES FILHO4

1Médica Dermatologista do Departamento de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Saúde do Paraná
2Bioquímica Farmacêutica do Laboratório de Pesquisas Biológicas da Secretaria de Saúde do Paraná
3Micologista do Setor de Micologia Médica do Laboratório Geral do Hospital de Clínicas da UFPR
4Professor da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFPR

Serviço de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e Laboratório de Micologia Médica da Universidade Federal do Paraná

Correspondência:
C. Tigges Rua João Gava, 672 8200 - Curitiba - PR

Apresentação de um caso de dermatofitoseporMicrosporum nanum em rapaz de 19 anos, procedente de área rural, com lesões eritemato-circinadas em região inguino-crural e face interna da coxa esquerda. O exame micológico direto confirmou presença de filamentos micelianos, sendo que as características macro e micromorfológicas da colônia, associadas à positividade do teste de perfuração do pêlo, foram compatíveis com Microsporum nanum. Foi tratado sistemicamente com ketoconazole 200mg/dia e topicamente com nitrato de isoconazol, havendo regressão das lesões após duas semanas de tratamento.

Palavras-chave: MICOSES, MICROSPORUM NANUM, MICROSPORUM NANUM