Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 6




Voltar ao sumário

 

Investigação

Terapia fotodinâmica com ftalocianina de zinco tópica: avaliação da intensidade de fluorescência, absorção cutânea, alterações histológicas e imuno-histoquímicas na pele do modelo animal

Topical photodynamic therapy with zinc phthalocyanine: evaluation of fluorescence intensity, skin absorption, skin histological and immunohistochemical changes in animal model


MARÍLIA VANNUCHI TOMAZINI1, CACILDA DA SILVA SOUZA2, SÉRGIO BRITTO GARCIA3, ANTÔNIO CLÁUDIO TEDESCO4

1Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do CNPq, 2004/2005. Residente da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
2Professora doutora da Divisão de Dermatologia, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
3Professor-associado do Departamento da Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP -USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
4Professor-associado do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCL-USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Recebido em 19.04.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 14.09.2007. * Trabalho realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCL-USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro / Financial funding: Fonte de Apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Como citar este artigo / How to cite this article: Tomazini MV, Souza CS, Garcia SB, Tedesco AC. Terapia fotodinâmica com ftalocianina de zinco tópica: avaliação da intensidade de fluorescência, absorção cutânea, alterações histológicas e imuno-histoquímicas na pele do modelo animal. An Bras Dermatol. 2007;82(6):535-41.

Correspondência:
Cacilda da Silva Souza Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Av: Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre 14048 900 Ribeirão Preto - SP Tel.: (16) 36022716 - Fax: (16) 36330236 "E-mail":cssouza@fmrp.usp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS – Ftalocianinas são promissores agentes fotossensibilizadores na terapia fotodinâmica (TFD). OBJETIVOS – Avaliar intervalos, veículos e a incorporação de promotor de absorção na formulação tópica da ftalocianina de zinco (FC-Zn). Avaliar alterações macro e micromorfológicas e a expressão de Fas promovidas pela TFD com FC-Zn tópica no modelo murino. MÉTODOS – Por meio da espectrometria de fluorescência, foram avaliadas combinações de diferentes períodos de oclusão tópica das formulações gel ou emulsão de FC-Zn (1mg/dl), com ou sem monoleína 5%, no dorso do camundongo hairless. Após oito horas das diferentes formulações, os camundongos foram expostos ao laser de diodo de 670nm, dose de 50J/cm-2. RESULTADOS – A fluorescência foi discretamente superior após oito horas e com a emulsão nos intervalos de uma, duas e quatro horas de oclusão. A intensidade do edema e da erosão correspondeu à necrose da epiderme e à imunoexpressão de Fas nos cortes histológicos de pele. CONCLUSÕES – Os achados indicam a ação fotodinâmica promovida pela interação entre FC-Zn e fonte de luz de 670nm. As alterações macro e micromorfológicas foram correspondentes e mais substanciais com a emulsão FC-Zn e monoleína, sugerindo a acentuação dos efeitos com essa formulação. A imunoexpressão de Fas e as alterações histológicas sugeriram a apoptose como mecanismo de morte celular na TFD com FC-Zn tópica.

Palavras-chave: ACIDENTE CEREBROVASCULAR, LASERS, ALFA 1-ANTIQUIMOTRIPSINA, IMUNOISTOQUÍMICA, MODELOS ANIMAIS, ABSORÇÃO CUTÂNEA, ALFA-CRISTALINAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações