Sociedade Brasileira de Dermatolodia

ISSN-e 1806-4841

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associados da SBD

Volume 59 Número 5

Farmacologia clínica

Eficácia e tolerância da halcinonida, em aplicação única diária,oclusiva, em dermatites não infectadas

Efficacy and tolerance of halcinonide in once daily occlusive dressing in non-infected dermatitis

LORIVALDO MINELLI1

1Professor-Adjunto de Dermatologia

Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina.

Trinta e cinco pacientes portadores de dermatites subagudas e crônicas, não infectadas, foram submetidos à terapêutica tópica com creme de halcinonida a 0,1% em aplicação única diária, sob penso oclusivo. As afecções em 28 casos (80%) foram classificadas como de intensidade moderada ou grave, sendo que 20 já referiam dois ou mais tratamentos prévios ineficazes. A eficácia da medicação foi avaliada subjetiva e objetivamente através de controles semanais até um prazo máximo de quatro semanas. Os resultados finais foram excelentes em 29 casos (82,85%); bons em cinco (14,28%) e regular em um caso (2,87%). Levando-se em conta o conjunto dos resultados excelentes e bons, verificou-se uma porcentagem de eficácia de 97,13%, portanto altamente satisfatória. Não foram observados efeitos colaterais ou reações de hipersensilidade local. O creme de halcinonida a 0,1% demonstrou ser uma excelente ação terapêutica no tratamento de dermatites não infectadas; eficaz de fácil aplicação e praticamente isento de efeitos colaterais.

Palavras-chave: HALCÍNONIDA, HALCINONIDA, DERMATITIS NÃO INFECTADAS, PENSO OCLUSIVO, HTLV-I INFECTION