Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 78 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Estudo clínico aberto multicêntrico da efetividade e tolerabilidade do gel de adapaleno a 0,1%* em pacientes com acne vulgar

Multicentric open clinical study of the efficacy and tolerability of adapalene 0.1% gel* in patients with acne vulgaris


MARCIA RAMOS E SILVA1, SUELI COELHO DA SILVA CARNEIRO2, HUMBERTO ANTÔNIO PONZIO3, BERNARDO FARIA GONTIJO ASSUNÇÃO4, ALBERTO EDUARDO COX CARDOSO5, FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA6, CLARISSE ZAITZ7, IPHIS TENFUSS CAMPBELL8

1MD, PhD - Professor Adjunto e Chefe - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, HUCFF-UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
2MD, PhD - Dermatologista - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, HUCFF-UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Professor Adjunto - Serviço de Dermatologia, HUPE-UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
3MD - Professor Adjunto de Dermatologia - ULBRA, Universidade Luterana do Brasil, Porto Alegre, RS.
4MD, PhD - Professor Adjunto - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
5MD, PhD - Professor Adjunto - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP.
6MD, PhD - Professor Titular e Chefe - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL.
7MD, PhD - Professor Adjunto - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP.
8MD - Dermatologista - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Hospital da Universidade Federal de Brasília, Brasília, DF.

Recebido em 12.12.2001. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.12.2002. Trabalho realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Alagoas; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; e Universidade Federal de Brasília.

Correspondência:
Marcia Ramos-e-Silva Rua Sorocaba, 464 / 205 Rio de Janeiro RJ 22271-110 Tel/Fax: (21) 2286-4632 "E-mail":ramos.e.silva@dermato.med.br

 

Resumo

*Fundamentos:* - O adapaleno é um derivado do ácido naftóico, com propriedades biológicas similares às do ácido retinóico e utilizado no tratamento da acne vulgar. *Objetivos:* - Avaliar a eficácia e a tolerabilidade do adapaleno 0,1% gel no tratamento da acne vulgar leve à moderada, em pacientes residentes no Brasil. *Materiaisemé todos:* - Os pacientes aplicaram o gel à noite, durante 12 semanas, e foram avaliados quanto à efetividade pelo número de lesões em cada visita e quanto à tolerabilidade ao produto nas consultas da segunda e da décima segunda semana. *Resultados:* - Dos 125 pacientes, 81,6% completaram as 12 semanas de tratamento, e 10,4% dos casos terminaram o estudo antes do período estabelecido por estarem livres de lesões. Os resultados permitem confirmar a marcante atividade antiinflamatória, antiproliferativa e na diferenciação celular dos ceratinócitos. Houve diminuição dos comedões e das lesões inflamatórias, com resposta satisfatória no eritema, no ressecamento e na descamação da pele. Efeitos adversos pouco graves foram relatados em apenas 9,6% dos pacientes. *Conclusões:* - O adapaleno, neste estudo e nos vários que o antecederam, vem-se mostrando uma das melhores opções de tratamento tópico para os casos leves a moderados de acne vulgar.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações