Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

26

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

26

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 78 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Terapêutica fotodinâmica com ácido delta-aminolevulínico em neoplasias queratinocíticas superficiais

Photodynamic therapy with delta-aminolevulinic acid for superficial keratinocytic neoplasms


RENATO MARCHIORI BAKOS1, LUCIO BAKOS2, ELTON FERLIN3, TANIA FERREIRA CESTARI4, TOBIAS ORLANDINI5, ROBERTO LUÍS REZENDE1, CAROLINA PEUKERT6, EMILEINE DI DOMENICO6

1Médico Residente do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
2Professor Titular da UFRGS e Chefe do Serviço de Dermatologia do HCPA.
3Engenheiro do Serviço de Engenharia Biomédica do HCPA.
4Professor Adjunto da UFRGS e do Serviço de Dermatologia do HCPA.
5Médico Especializando do Serviço de Dermatologia do HCPA.
6Acadêmicas de Medicina da UFRGS.

Recebido em 04.03.2002. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.11.2002. Trabalho realizado nos Serviços de Dermatologia e de Engenharia Biomédica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), da Faculdade de Medicina (FAMED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Correspondência:
Renato Marchiori Bakos Rua Nossa Senhora Aparecida, 71 Porto Alegre RS 91920-690 Tel/Fax: (51) 32667117 / 32667061 "E-mail":rbakos@portoweb.com.br

 

Resumo

*Fundamentos:* A terapêutica fotodinâmica (TFD) é técnica de tratamento em que são aplicadas, nos tecidos, substâncias fotossensibilizantes, posteriormente ativadas com luzes de comprimentos de onda específicos, com a finalidade de produzir destruição celular, por meio da ação de produtos citotóxicos fotoativados. Tal método tem sido utilizado em diversos tipos de neoplasias cutâneas, com resultados bastante entusiasmadores. *Objetivos:* Avaliar o efeito de uma única sessão de terapêutica fotodinâmica (TFD) com ácido delta aminolevulínico (ALA) tópico, estimulado por luz não coerente, em ceratoses actínicas (CAC), carcinomas basocelulares (CBC) superficiais e doenças de Bowen (DB). *Material e Métodos:* Utilizando uma fonte de luz não coerente, emitida por protótipo desenvolvido no Serviço de Engenharia Biomédica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), para ativar o ácido delta-aminolevulínico (ALA) a 20%, aplicado com oclusão, foram tradadas 80 lesões cutâneas, em 52 pacientes. Entre as lesões, 32 (40%) eram carcinomas basocelulares superficiais, 37 (46,3%) ceratoses actinícas e 11 (13,7%) doenças de Bowen. Em 23 casos (28,7%), além das características clínicas, o diagnóstico foi confirmado por biópsia e exame histopatológico. *Resultados:* Não foi possível obter o seguimento de cinco lesões tratadas. Das 75 lesões que puderam ser avaliadas, 41 (54,6%) apresentaram cura, 22 (29,4%) apresentaram melhora, e 12 (16,0%) permaneceram inalteradas, tendo o tratamento sido considerado ineficaz nestas últimas. Das 35 ceratoses actínicas, 23 (65,7%) obtiveram cura, 7 (20%) melhoraram, e cinco (14,3%) não responderam ao tratamento.Trinta carcinomas basocelulares superficiais foram tratados, com cura em 10 (33,3%), melhora em 13 (43,4%) e sem alterações em sete (23,3%). Dos 10 casos de doença de Bowen avaliados, oito (80%) curaram e dois (20%) melhoraram. Os efeitos colaterais observados foram ardência em 24 lesões (32%), dor em cinco (6,7%) e prurido em um caso (1,3%). A maioria dos casos (60%) apresentou boa tolerância ao tratamento, não havendo efeitos paralelos dignos de nota. *Conclusões:* Os resultados obtidos no trabalho assemelham-se, em parte, aos relatados na literatura com aplicação única da terapêutica fotodinâmica com ácido delta-aminolevulínico em neoplasias queratinocíticas superficiais, principalmente nas ceratoses actínicas e na doença de Bowen.

Palavras-chave: FOTOQUIMIOTERAPIA., CARCINOMA BASOCELULAR, DOENÇA DE BOWEN, FOTOBIOLOGIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações