Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Avaliação do impacto da blefaroplastia superior na qualidade de vida utilizando questionário padronizado (Qblefaro): estudo piloto

Assessing the impact of upper blepharoplasty on quality of life with a standardized questionnaire (QBleflaro): a pilot study


MAURÍCIO PEDREIRA PAIXÃO1, HÉLIO AMANTE MIOT2, CARLOS D APARECIDA SANTOS MACHADO FILHO3, MARIA LEIDE WAND-DEL-REY DE OLIVEIRA3

1Doutorando em Telemedicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo (SP). Especialização em Cirurgia Dermatológica pela Faculdade de Medicina do ABC, Santo André, (SP). Dermatologista colaborador da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil.
2Professor-assistente doutor do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
3Chefe interino e professor do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC. Mestre e doutor em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 08.09.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.01.2008. * Trabalho realizado na Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse / Conflict of interest: Nenhum Suporte financeiro / Financial funding: Nenhum Como citar este artigo / How to cite this article: Paixão MP, Miot HA, Machado Filho CAS. Avaliação do impacto da blefaroplastia superior na qualidade de vida utilizando questionário padronizado (Qblefaro): estudo piloto. An Bras Dermatol. 2008;83(1):32-7.

Correspondência:
Maurício Pedreira Paixão Rua Teodoro de Beaurepaire, 208, ap. 151, São Paulo 04279 030 São Paulo - SP Tel./Fax: (11) 9903-1379 (11) 4493-5455 "E-mail":mauricio_pp@terra.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Há escassa literatura sobre a avaliação dos resultados cirúrgicos e do impacto da cirurgia de blefaroplastia superior na qualidade de vida dos pacientes. OBJETIVO: Avaliar o impacto na qualidade de vida dos pacientes submetidos à cirurgia de blefaroplastia superior. Métodos: Estudo prospectivo com questionário padronizado, em mulheres adultas submetidas à blefaroplastia superior e avaliadas após 90 dias para estimativa do impacto cirúrgico na qualidade de vida e de complicações. RESULTADOS: Foram avaliadas 41 mulheres adultas saudáveis (idade mediana 53 anos) no período de junho de 2005 a março de 2006. O questionário apresentou alta consistência interna. O elemento de qualidade de vida de maior impacto na primeira semana foi relacionado à percepção da aparência física, e o de menor impacto foi relacionadoà convivência com as pessoas próximas. A cicatrização hipertrófica foi a principal complicação tardia. O grau de satisfação com a cirurgia relacionou-se significativamente com a ausência de efeitos indesejados (p<0,01). CONCLUSÕES: Os autores sugerem ferramenta consistente para avaliar o impacto dessa intervenção cirúrgica na qualidade de vida dos pacientes. Destacam ainda altos índices de satisfação dos pacientes com a blefaroplastia superior.

Palavras-chave: QUALIDADE DE VIDA, BLEFAROPLASTIA, SATISFAÇÃO DO PACIENTE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações