Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 1




Voltar ao sumário

 

Iconografia

Dermatologia comparativa: verrugas virais

Comparative dermatology: viral warts


BRUNO GUIMARÃES TANNUS1, MAURICIO SHIGUERU SATO2, LEILA CRISTINA CAVALIN3, FABIANE MULLINARI BRENNER4

1Acadêmico do quinto ano do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) –Curitiba (PR), Brasil.
2Especializando do segundo ano em Dermatologia do Hospital de Clínicas de Curitiba pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
3Residente do segundo ano em Dermatologia do Hospital de Clínicas de Curitiba da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
4Mestre em Dermatologia pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta da Disciplina de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Curitiba – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 15.09.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 15.01.2008. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Curitiba da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo / How to cite this article: Tannus BG, Sato MS, Cavalin LC, Brenner FM. Dermatologia comparativa: verrugas virais. An Bras Dermatol. 2008;83(1):93-4.

Correspondência:
Mauricio Shigueru Sato Rua: Prudente de Morais, 1241 80430 220 - Curitiba – PR Tel./Fax: (41) 3222-9719 (41) 3225-5549 "E-mail":mash_mauricio@hotmail.com

 

Resumo

O caso demonstra apresentação atípica de verrugas vulgares no dorso das mãos de paciente do sexo masculino de 53 anos e com história prévia de tratamento para linfoma de Hodgkin. As pápulas espiculadas, confluentes, de superfície rugosa, com centro ceratótico e ligeiramente descamativas são comparáveis a cristais de rocha.

Palavras-chave: PAPILLOMAVIRUS 16 HUMANO, IMUNOSSUPRESSÃO, DERMATOPATIAS VIRAIS, VERRUGAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações