22
dias para responder ao Questionário Online
22
dias para responder ao Questionário Online
Acesso Restrito:
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Volume 78 Número 3
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
Caso Clínico
Ceratodermia mutilante de Vohwinkel: relato de três casos em uma família
Vohwinkel´s mutilating keratoderma: report of three familial cases
LÚCIA ISABEL FURLANI DE SÁ CAVALCANTE1, ÉRICA DE MAGALHÃES HOLANDA1, THEREZA LÚCIA PRATA DE ALMEIDA2, JOSÉ WILSON ACCIOLY FILHO3
1Residente em Dermatologia do HUWC.
2Professor Assistente - Disciplina de Dermatologia- Faculdade de Medicina (UFC).
3Professor-adjunto - Disciplina de Dermatologia - Faculdade de Medicina (UFC). Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC
Recebido em 25.05.2001. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.05.2001. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) - Universidade Federal do Ceará (UFC).
Correspondência:
José Wilson Accioly-Filho
Rua João Carvalho, 514
Fortaleza CE 60140-410
Tel: (85) 224-4098
A ceratodermia hereditária mutilante ou síndrome de Vohwinkel é afecção dermatológica rara caracterizada pelo espessamento cutâneo das palmas, plantas e dorso de mãos e pés, e por constrições em faixa dos dedos (pseudoainhum). São relatados três casos em uma família, envolvendo duas gerações. Em todos havia, adicionalmente, perda auditiva neurossensorial. Discutem-se o diagnóstico diferencial com outras ceratodermias palmoplantares e o tratamento com retinóides. Trata-se da primeira descrição dessa entidade no Brasil.