Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 78 Número 5




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Cicatrização: conceitos atuais e recursos auxiliares - Parte II

Cicatrization: current concepts and auxiliary resources - Part II


SAMUEL HENRIQUE MANDELBAUM1, ÉRICO PAMPADO DI SANTIS2, MARIA HELENA SANTANA MANDELBAUM3

1Professor assistente responsável pela disciplina de Dermatologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté, em São Paulo; chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté - Fust.
2Especialista em Dermatologia pela SBD e AMB; preceptor do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté - Fust.
3Enfermeira formada pela Universidade de São Paulo; especialista em Enfermagem em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia - Sobende; supervisora do Projeto Profae - Fundap / Ministério da Saúde.

Recebido em 24.06.2003. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 24.06.2003. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté, na disciplina de Dermatologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté - Unitau, em São Paulo

Correspondência:
Samuel Henrique Mandelbaum Av. 9 de julho, 520 - cjs. 3 e 4 São José dos Campos SP 12243-001 Tel/Fax: (12) 3921-5455 / 3942-8549 "E-mail":dr_samuel@directnet.com.br

 

Resumo

Na Parte I deste artigo, publicada na edição anterior dos Anais Brasileiros de Dermatologia, foram revisados os conceitos de cicatrização e foi ressaltada a importância da atuação multidisciplinar na abordagem das feridas, compreendendo-se o paciente como um todo. Nesta Parte II são apresentados os recursos que podem auxiliar o processo de cicatrização, bem como os diversos tipos de curativos disponíveis e a sua respectiva indicação.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações