Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 78 Número 5




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Angiomatose bacilar: revisão da literatura e documentação iconográfica

Bacillary angiomatosis: literature review and iconographic documentation


PAULO EDUARDO NEVES FERREIRA VELHO1, ANDRÉA MARETTI MARIOTTONI1, ELEMIR MACEDO DE SOUZA1, APARECIDA MACHADO DE MORAES1, MARIA LETÍCIA CINTRA2

1Disciplina de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas / FCM - Unicamp.
2Departamento de Anatomia Patológica da FCM - Unicamp.

Recebido em 04.04.2002. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 14.08.2002. Trabalho realizado no Hospital das Clínicas, HC-Unicamp.

Correspondência:
Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho Depto. de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - FCM / Unicamp. Cidade Universitária Zeferino Vaz, s/n. Campinas SP 13083-970 Tel/Fax: (19) 3289-4107 "E-mail":pvelho@unicamp.br

 

Resumo

A angiomatose bacilar é uma das bartoneloses humanas. É doença sistêmica de manifestação cutânea freqüente. Caracteriza-se por lesões angioproliferativas causadas pela Bartonella henselae e pela B. quintana, que comprometem especialmente indivíduos imunodeficientes. Deve ser bem conhecida pelos dermatologistas, pois é potencialmente fatal, mas responsiva à antibioterapia. Para estabelecer o diagnóstico nosológico eles deverão sugeri-lo ao anatomopatologista, facilitando a diferenciação histológica, sobretudo, com o granuloma piogênico e o sarcoma de Kaposi. O presente artigo apresenta revisão da literatura e fotografias clínicas, de microscopia de luz e eletrônica de transmissão.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações