Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Tratamento de unha em telha pela técnica de Zook: relato de cinco casos*

Treatment of pincer nail utilizing Zook’s technique: report of 5 cases


Glaysson Tassara1, JAKSON MACHADO PINTO2, GUSTAVO VIEIRA GUALBERTO3, Bruno Silva Ribeiro4

1Médico especialista em dermatologia. Assistente efetivo da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG), Brasil.
2Especialista e mestre em dermatologia. Doutor em Medicina. Chefe da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG), Brasil.
3Médico especializando da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG), Brasil.
4Médico especializando da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG), Brasil

Recebido em 11.12.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 09.09.2007. * Trabalho realizado na Clínica Dermatológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG), Brasil. Como citar este artigo: Tassara G, Machado-Pinto J, Gualberto GV, Ribeiro BS. Tratamento de unha em telha pela técnica de Zook: relato de cinco casos. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Glaysson Tassara Avenida do Contorno, 9636, salas 1206 e1208. Bairro Prado 30110 080 - Belo Horizonte – MG. Tel./Fax: (21) 3295 5892 / (31) 32924266 "E-mail":gtassara@uai.com.br

 

Resumo

O pinçamento do leito ungueal gerado pela hipercurvatura transversa da unha é chamado de unha em pinça e pode provocar dor e constituir problema estético. A unha em pinça pode apresentar três tipos clínicos, mais comuns, sendo a unha em telha um deles. As causas podem ser hereditárias ou adquiridas. Os dedos dos pés são acometidos com maior freqüência. Os tratamentos conservadores são os preferidos pelos pacientes, porém, os tratamentos cirúrgicos produzem os melhores resultados. Das técnicas cirúrgicas, a técnica de Zook é opção diferente, pois, preserva a matriz e o tamanho da unha. Os autores apresentam cinco pacientes com unha em telha, tratados com a técnica de Zook.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações