Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 3




Voltar ao sumário

 

Qual é seu diagnóstico ?

Caso para diagnóstico

Case for diagnosis


MARIANE CORRÊA1, MARIANA COLOMBINI ZANIBONI2, SYLVIA YPIRANGA DE S. DANTAS E RODRIGUEZ3, LÚCIA HELENA FÁVARO ARRUDA4

1Médica Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
2Médica preceptora da Residência Médica Serviço de Dermatologia, Hospital e Maternidade Celso Pierro, PUC-Campinas – Campinas (SP), Brasil.
3Especialista em dermatologia, mestre em clínica médica. Médica assistente do Serviço de Dermatologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro - PUC-Campinas.
4Especialista em dermatologia, mestre em dermatologia. Professora de Dermatologia - Faculdade de Medicina; Chefe do Serviço de Dermatologia e Coordenadora do Ambulatório de Psoríase do Hospital e Maternidade Celso Pierro - PUC-Campinas.

Recebido em 24.10.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 01.02.2008. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia, Hospital e Maternidade Celso Pierro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) – Campinas (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Corrêa M, Zaniboni MC, Ypiranga S, Arruda LHF. Caso para diagnóstico. Necrose gordurosa. An Bras Dermatol. 2008;83(3):269-70.

Correspondência:
Mariane Corrêa Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 Ed Interclínicas 6º andar, Centro 88705 001 - Tubarão - SC. "E-mail":marianecorrea@terra.com.br

 

Resumo

A necrose gordurosa do subcutâneo do recém-nascido é paniculite rara e auto-limitada, caracterizada por placa eritematosa extensa com nódulos amolecidos no dorso de recém-nascidos a termo ou pós-termo. São fatores desencadeantes de relevância a pré-eclâmpsia materna, asfixia perinatal e hipercalcemia. Relata-se caso de necrose gordurosa do recém-nascido associado a pré-eclâmpsia materna e asfixia perinatal.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações