Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 4




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Criocirurgia com nitrogênio líquido e as dermatoses infecciosas

Cryosurgery using liquid nitrogen and infectious skin diseases


Aparecida Machado de Moraes1, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho2, Renata Ferreira Magalhães3

1Professora-associada e coordenadora de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora das áreas de Cirurgia Dermatológica e Criocirurgia da Divisão de Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.
2Professor-assistente doutor e coordenador de ensino de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador das áreas de Dermatoses Infecciosas e Hanseníase da Divisão de Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.
3Médica-assistente da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas e doutoranda da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora das áreas de Psoríase e Tumores Cutâneos Malignos. Assistente de cirurgia da Divisão de Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 12.08.2008. * Trabalho realizado na Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp – Campinas (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Moraes AM, Velho PENFV, Magalhães RF. Criocirurgia com nitrogênio líquido e as dermatoses infecciosas.

Correspondência:
Aparecida Machado de Moraes Disciplina de Dermatologia, Departamento de Clínica Médica, FCM Unicamp Rua Alexander Fleming, 40 Caixa postal 6111 Cidade Universitária Zeferino Vaz 13081 970 - Campinas - SP Tel./Fax: 019 - 3521 7169; 3521 7602; 3289 4107 "E-mail":amoraes@fcm.unicamp.br

 

Resumo

A criocirurgia com nitrogênio líquido é recurso cirúrgico utilizado para o tratamento de várias lesões cutâneas, benignas, pré-malignas e malignas. Promove destruição dos tecidos acometidos por congelamento e alterações da resposta imunológica. Os autores enfocam a utilização da criocirurgia no tratamento das dermatoses infecciosas, principalmente as verrugas virais, leishmaniose e ccromoblastomicose. Discutem os resultados como tratamento primário ou coadjuvante. O artigo também apresenta os cuidados com os instrumentos no tratamento das doenças infecciosas.

Palavras-chave: LEISHMANIOSE, DERMATOPATIAS, PAPILLOMAVIRUS 6 HUMANO, CRIOCIRURGIA, CROMOBLASTOMICOSE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações