Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 4




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Imunologia da hanseníase

Immunology of leprosy


Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.06.2008. * Trabalho realizado no Laboratório de Imunofarmacologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Como citar este artigo: Mendonça VA, Costa RD, Brito-Melo GE, Antunes CM, Teixeira AL.Imunologia da hanseníase.

Correspondência:
Vanessa Amaral Mendonça Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Rua da Glória 187, Centro 39100 000 Diamantina - MG Tel./Fax: (38) 35321200 (38) 35311030 "E-mail":vaafisio@hotmail.com

 

Resumo

A hanseníase é doença crônica infecciosa que se caracteriza por apresentar formas clínicas contrastantes, que são dependentes da interação do bacilo com a resposta imune do hospedeiro. O estudo dos processos imunológicos torna-se fundamental para o entendimento dos mecanismos envolvidos na apresentação e no desenvolvimento da doença. Neste artigo, é revisada a imunopatogênese da hanseníase.

Palavras-chave: QUIMIOCINAS, HANSENÍASE/IMUNOLOGIA, HANSENÍASE/GENÉTICA, HANSENÍASE, HANSENÍASE/CLASSIFICAÇÃO, MYCOBACTERIUM LEPRAE, HANSENÍASE/COMPLICAÇÕES

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações