Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 4




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Possibilidade de associação de melanoma e acromegalia

Possibility of an association between melanoma and acromegaly


Recebido em 28.05.07 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 29.05.2008. * Trabalho realizado no Centro de Neuroendocrinologia, Complexo Hospitalar Santa Casa – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Leães CGS, Batista RL, Dallago CM, Pereira-Lima JFS, Oliveira COM. Possibilidade de associação de melanoma e acromegalia.

Correspondência:
Miriam da Costa Oliveira Rua Dona Mimi Moro, 40 90480 050 - Porto Alegre - RS Fax: 51 3328-6761 / 51 3303-8810 "E-mail":mco@portoweb.com.br

 

Resumo

Neoplasias como câncer de próstata, mama e cólon estão relacionadas à acromegalia. Raras vezes foi mencionada a associação com melanoma. Descreve-se caso de paciente com acromegalia no qual foi identificada lesão melanocítica suspeita, com posterior confirmação de melanoma. A excisão cirúrgica da lesão levou à cura da neoplasia. Chama-se a atenção para a necessidade de exame cuidadoso da pele de pacientes com acromegalia.

Palavras-chave: ACROMEGALIA, NEOPLASIAS, MELANOMA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações