Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 4




Voltar ao sumário

 

Síndrome em Questão

Você conhece esta síndrome?

Do you know this Syndrome?


An Bras Dermatol. 2008;83(4):375-7. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 16.07.2008. * Trabalho acompanhado no ambulatório do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São de Paulo (Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: PBIC/CNPq Como citar este artigo:Coeli FR, Macedo DM, Batista MD, Cestari SCP, Rotta O. Você conhece essa síndrome? Síndrome de Papillon-Lefèvre.

Correspondência:
Flávia Regina Coeli Rua Wolstein, 52, Vila Vera, 03623010 São Paulo - SP Tel./Fax: 85888675 26531250 "e-mail":f.coeli@terra.com.br

 

Resumo

A síndrome de Papillon-Lefèvre ou queratodermia transgressiva com periodontopatia é genodermatose rara, com acometimento cutâneo e dentário. As alterações aparecem por volta do primeiro ano de vida, com queratodermia transgressiva palmoplantar associada a periodontites, com perda precoce dos dentes decíduos e permanentes. É freqüentemente associada com infecções bacterianas da pele e de órgãos internos. A histopatologia é inespecífica, sendo o diagnóstico eminentemente clínico.

Palavras-chave: RETINÓIDES, PERIODONTITE, DIPEPTIDIL PEPTIDASE I

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações