Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Perfil clinicopatológico dos pacientes com pioderma gangrenoso do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS) - Brasil (2000-2006)

Clinic and pathological profile of the patients with pyoderma gangrenosum at Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) - Brazil (2000-2006)


Mariana Tremel Barbato1, Lucio Bakos2, Nathália Costaguta Matas Soles Masiero3, Patrícia Bolson4

1Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre (RS). Especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS). Professora de dermatologia no curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis (SC), Brasil.
2Professor titular de dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre (RS). Chefe de Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), Brasil.
3Especialista em dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
4Médica residente do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.

Recebido em 15.10.2007. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 15.09.2008. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Barbato MT, Bakos L, Masiero NCMS, Bolson P. Perfil clinicopatológico dos pacientes com pioderma gangrenoso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2000-2006).

Correspondência:
Mariana Tremel Barbato Rua Alves de Brito, 346 sala 101 - Centro, 88015 440 - Florianópolis - SC Tel.: (55) 48 32236891

 

Resumo

FUNDAMENTOS – O pioderma gangrenoso é doença neutrofílica pouco freqüente. Caracteriza-se por lesões cutâneas ulceradas, dolorosas, com bordas subminadas e violáceas. Os membros inferiores configuram o local mais acometido. Sua etiologia é incerta, mas em 50% dos casos encontra-se associação com outras doenças. A histopatologia é inespecífica, e o diagnóstico, essencialmente clínico. OBJETIVO – Avaliar o perfil clinicopatológico de pacientes com pioderma gangrenoso. MÉTODO – Estudo retrospectivo dos pacientes diagnosticados no período de 2000 a 2006 no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. RESULTADOS – Foram observados 16 pacientes cuja idade média foi 49 anos, com predomínio do sexo feminino (62,5%). O período médio entre início da doença e diagnóstico foi de 1,6 ano. A forma clínica predominante foi a ulcerativa (81,25%), e 87,5% das lesões localizavam-se nos membros inferiores. O sintoma mais freqüentemente associado foi dor local (37,5%). Doze pacientes (66%) apresentaram doenças sistêmicas concomitantes. Doença de Crohn, diabetes e colagenoses foram as principais comorbidades encontradas. O tratamento mais utilizado foi a corticoterapia sistêmica, associada ou não a outros medicamentos (50%), tendo 43,75% dos pacientes apresentado recidiva do quadro. CONCLUSÕES – Os dados avaliados condizem com os encontrados na literatura. As doenças associadas mais prevalentes foram ileíte regional, diabetes melitus e afecções do tecido conectivo. O tratamento mais utilizado incluiu corticoterapia sistêmica. A maioria dos pacientes apresentou cicatrização completa , porém o número de recidivas foi elevado.

Palavras-chave: DERMATOPATIAS, DERMATOPATIAS/DIAGNÓSTICO, PIODERMA GANGRENOSO, ÚLCERA CUTÂNEA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações