Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 5




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Alopecia: manifestação cutânea rara de sarcoidose

Alopecia: an uncommon cutaneous manifestation of sarcoidosis


Fabiane Mulinari Brenner1, Daniela Badziak 46392, Fernanda Manfron Batista Rosas3, José Fillus Neto4, Sandra Moritz5

1Médica dermatologista. Mestre em Medicina Interna. Professora-assistente em Dermatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
2Médica dermatologista – Curitiba (PR), Brasil.
3Médica residente em dermatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
4Médico patologista. Mestre em patologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor adjunto de patologia básica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
5Médica dermatologista do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 25.09.2007. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.10.2008. * Trabalho realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Departamento de Clínica Médica Serviço de Dermatologia – Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Mulinari-Brenner F, Badziak D, Rosas FMB, Fillus J, Moritz S. Alopecia: manifestação cutânea rara de sarcoidose.

Correspondência:
Fabiane Mulinari Brenner Rua da Paz, 195 conj.423 80160 060 Curitiba PR Tel.:/Fax: 41 264-3755 "E-mail":fmbrenner@ufpr.br

 

Resumo

A sarcoidose é doença granulomatosa multissistêmica que geralmente compromete o trato respiratório e os linfonodos hilares. A pele é comumente afetada, mas raramente o couro cabeludo. Dois casos de sarcoidose com lesões no couro cabeludo são relatados: o primeiro, em paciente negra apresentando áreas de alopecia no couro cabeludo associada a outras lesões cutâneas; e o segundo, em paciente branca, portadora de sarcoidose pulmonar, com alopecia como manifestação cutânea isolada. A sarcoidose de couro cabeludo merece especial atenção, pois nos pacientes com essa forma de lesão cutânea existe alta incidência de acometimento sistêmico.

Palavras-chave: ALOPECIA, COURO CABELUDO, GRANULOMA, SARCOIDOSE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações