Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

5

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

5

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 6




Voltar ao sumário

 

Artigo Especial

Relatos de caso: seu papel em um periódico médico *

Case reports: their role in a medical journal *


Bernardo Gontijo1, Débora Millard Rocha2, Érica Morais Flor2

1Professor Associado de dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Editor dos Anais Brasileiros de Dermatologia. Belo Horizonte (MG), Brasil.
2Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 27.11.2008. * Trabalho realizado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo: Gontijo B, Rocha DM, Flor EM. Relatos de caso: seu papel em um periódico médico. An Bras Dermatol. 2008;83(6):561-5.

Correspondência:
Bernardo Gontijo Rua Domingos Vieira, 300 cj 505 Santa Efigênia 30150 240 Belo Horizonte - MG Tel.: 31-3241-1185 E-mail: bernardogontijo@terra.com.br

 

Resumo

Os relatos de casos constituem uma velha tradição na literatura médica e, até o advento de formas mais sofisticadas de estudos, reinaram absolutos como forma de publicação. Apesar de suas qualidades inquestionáveis, os relatos de casos perderam parte de sua importância e prestígio. Alguns periódicos médicos de destaque aceitam relatos de casos apenas sob forma de cartas ao editor ou na versão eletrônica, enquanto outros simplesmente não os aceitam de forma alguma. Esse artigo revisa criticamente os aspectos positivos e negativos dos relatos de casos e sua importância na educação médica. Mesmo em um mundo médico onde a evidência tornou-se obrigatória, relatos de casos ainda desempenham um papel relevante.

Palavras-chave: REDAÇÃO, REDAÇÃO/NORMAS, RELATOS DE CASOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações