Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 6




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Redução dos linfócitos T-CD8+ citotóxicos observada com a terapia Puva em paciente com vitiligo *

Reduction of cytotoxic T-CD8+ lymphocytes observed during PUVA therapy in a patient with vitiligo *


Daniela Pereira Antelo1, Absalom Lima Filgueira2, José Marcos Telles da Cunha3

1Mestre em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutoranda do Setor de Fotodermatologia do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Professor titular de dermatologia e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Professor adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); médico do Serviço de Alergia e Imunologia do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); doutor em ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 18.06.2007 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.10.2008. * Trabalho realizado no Setor de Fotodermatologia do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro / Financial funding: Capes e Faperj. Como citar este artigo: Antelo DP, Filgueira AL, Cunha JMT. Redução dos linfócitos TCD8 + citotóxicos observada com a terapia Puva em paciente com vitiligo. An Bras Dermatol. 2008;83(6):572-4.

Correspondência:
Daniela Pereira Antelo Rua Visconde de Pirajá 547, sala 901. Bairro Ipanema. 22410 000 - Rio de Janeiro - RJ Tel. (21) 3268-4541 fax (21) 3268-4542 E-mail: danielaantelo@dermatologista.net

 

Resumo

Na patogênese do vitiligo tem-se enfatizado o papel das células T citotóxicas. Identificadas pelo antígeno linfocitário cutâneo (CLA), essas células já foram descritas no sangue de pacientes com outras dermatoses e podem ser depletadas pela fototerapia concomitantemente à melhora clínica. Descreve-se caso de vitiligo generalizado com melhora clínica expressiva após Puva, no qual houve redução de 25% dos linfócitos T CD8+-CLA+ circulantes.

Palavras-chave: IMUNOFENOTIPAGEM, TERAPIA PUVA, VITILIGO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações