Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação dermatológica

Inclusões de quitosana no subcutâneo de rato: avaliação clínica, histológica e morfométrica *

Chitosan inclusions in the subcutaneous space of rats: clinic, histologic and morphometric evaluation


Maila Karina Mattos de Brito1, Silvana Artioli Schellini2, Carlos Roberto Padovani3, Claudia Helena Pellizzon4, Cypriano Galvão da T. Neto5

1Mestre, Departamento de Oftalmologia, Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
2Professora titular, Departamento de Oftalmologia, Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
3Professor titular, Departamento Bioestatística, Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Rio Claro (SP), Brasil.
4Professora doutora, Departamento de Morfologia, Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Rio Claro (SP), Brasil.
5Doutorando. Departamento de Polímeros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil.

Recebido em 25.03.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 26.12.08. * Trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Medicina de otucatu e Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – São Paulo (SP), Brasil. Suporte financeiro: Este estudo recebeu auxílio financeiro da Fapesp para aquisição de material de consumo e da Capes, que forneceu bolsa de pós-graduação para a autora. Conflito de interesse: Declaramos não possuir nenhum tipo de conflito de interesse, assim como não recebemos nenhum tipo de suporte financeiro para a manufatura do produto ou para a realização do experimento. Como citar este artigo: Brito MKM, Schellini SA, Padovani CR, Pellizzon CH, Trindade-Neto CG. Inclusões de quitosana no subcutâneo de rato: avaliação clínica, histológica e morfométrica. An Bras Dermatol. 2008;84(1):35-40.

Correspondência:
Silvana Artioli Schellini Depto de Oftalmologia - Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP 18618 - 970 Botucatu SP Tel./Fax: 14 3811 - 6256 3811-6256 e-mail: sartioli@fmb.unesp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A quitosana é polímero derivado da quitina, com vários tipos de aplicação na área médica. OBJETIVO: Avaliar a biocompatibilidade de membranas de quitosana no subcutâneo de ratos. MÉTODOS: Foram utilizados 20 ratos “Wistar” machos, nos quais foram implantadas membranas de quitosana, na região mediana dorsal. Os animais foram sacrificados: sete, 15, 30 e 60 dias após a cirurgia, tendo sido avaliados clinicamente durante o período experimental e com fotodocumentação no momento do sacrifício. Após o sacrifício, as membranas e tecidos adjacentes foram removidos e preparados para exame histológico e morfométrico. RESULTADOS: Nenhum animal apresentou efeitos adversos que pudessem ser atribuídos à implantação das membranas. O exame histológico mostrou que as inclusões são lisas e homogêneas e não são colonizadas por células do hospedeiro, sendo circundadas por pseudocápsula composta por fibroblastos e células inflamatórias. A morfometria da pseudocápsula revelou espessura semelhante durante todo o período experimental (P>0,05). CONCLUSÃO: A quitosana pode ser opção para uso como implante não integrado. Novos estudos devem ser realizados para comprovar a biocompatibilidade a longo prazo.

Palavras-chave: MATERIAIS BIOCOMPATÍVEIS, QUITOSANA, RATOS WISTAR, TESTE DE MATERIAIS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações