Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Qualidade de vida e localização da lesão em pacientes dermatológicos*

Quality of life and site of the lesion in dermatological patients


Martha Wallig Brusius Ludwig1, Margareth da Silva Oliveira2, Marisa Campio Muller3, João Feliz Duarte de Moraes4

1Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) – Porto Alegre (RS), Brasil.
2Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica (Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil) - Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) – Porto Alegre (RS), Brasil.
3Doutorado em Psicologia Clínica Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -(PUC/SP). Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenadora do Curso de Especialização em Psicossomática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – Porto Alegre (RS), Brasil.
4Doutorado em Gerontologia Biomédica - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professor Adjunto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil.

Recebido em 04.9.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.03.09. * Trabalho realizado no Ambulatório de Dermatologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Ambulatório de Dermatologia do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Bolsa de Mestrado CNPq. Como citar este artigo: Ludwig MWB, Oliveira MSO, Müller MC, Moraes JD. Qualidade de vida e localização da lesão em pacientes dermatológicos. An Bras Dermatol. 2009;84(2):143-50.

Correspondência:
Martha Wallig Brusius Ludwig Av. Ipiranga, 6681. Prédio 11, 9o andar, sala 927. Partenon 90619 900 Porto Alegre RS Tel./fax: 51 3320-3633 E-mail: marthaludwig@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS - O aspecto visível das lesões de pele e seu impacto psicológico interferem na qualidade de vida dos pacientes.
OBJETIVOS - Avaliar qualidade de vida e localização da lesão dermatológica, verificar associação entre variáveis e comparar níveis de qualidade de vida em pacientes com lesões na face/ou mãos e pacientes somente com lesões em outras regiões do corpo que não face e/ou mãos.
MÉTODO - Estudo transversal, descritivo, de ssociação. Foram avaliados 205 sujeitos através do Questionário Genérico de Qualidade de Vida- SF-36 “The Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey” (SF-36) e do Dermatology Life quality Index, fichas de dados sócio-demográficos e de localização da lesão.
RESULTADOS - Não foram observadas diferenças significativas na qualidade de vida entre os dois grupos, mas o número de associações entre SF-36 e DLQI-BRA foi superior no grupo com lesões em face e/ou mãos. Diferenças significativas foram verificadas quando da divisão em cinco grupos. A diferença significativa (p=0,05) foi entre o grupo com lesões somente em face e/ou mãos e o grupo com lesões generalizadas, sendo que este último teve posto médio de 114,06 contra 69,1935 do outro grupo.
CONCLUSÕES - Independente da localização da lesão, o sentimento de exposição e os prejuízos a que fica sujeito o paciente dermatológico são semelhantes. As doenças da pele, ao que parece, provocam sentimento de exposição e constrangimento, independente do local do corpo acometido, pois na aproximação mais íntima de outra pessoa está implicada certa exposição.

Palavras-chave: DERMATOLOGIA, PSICOLOGIA, QUALIDADE DE VIDA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações