Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 2




Voltar ao sumário

 

Qual é seu diagnóstico ?

Caso para diagnóstico

Case for diagnosis: (Ectodermal dysplasia: Christ-Siemens-Touraine Syndrome)


Isabella Brasil Succi1, Elisa Fontenelle2

1Pós-graduanda em Dermatologia do Instituto de Dermatologia Prof. Azulay - Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Chefe do ambulatório de Dermatologia Pediátrica do Instituto de Dermatologia Prof. Azulay - Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 06.02.2007. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.03.08. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Prof. Azulay - Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Como citar este artigo: Succi IB, Fonten elle E. Caso para diagnóstico. Displasia ectodérmica: Síndrome de Christ-Siemens-Touraine. An Bras Dermatol. 2009;84(2):194-6.

Correspondência:
ISABELLA BRASIL SUCCI Av. Visconde de Pirajá, 82/805 Ipanema -Rio de Janeiro-RJ 22410-000 Rio de Janeiro RJ Tel./fax: 21 25210191 E-mail: ibsucci@unisys.com.br

 

Resumo

A síndrome de Christ-Siemens-Touraine (displasia ectodérmica hipoidrótica) é uma síndrome rara, caracterizada pela tríade de sudorese reduzida ou ausente, hipotricose e dentição defeituosa. Bossas frontais proeminentes, nariz em sela, lábio inferior espesso e queixo pontudo fazem com que os pacientes tenham uma fácies característica e semelhante. A síndrome completa ocorre em homens, visto tratar-se de herança recessiva ligada ao X.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações