Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 2




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Vitiligo na criança e doença da tireóide*

Childhood vitiligo and thyroid disease


Nurimar Conceição Fernandes1, Márcia Maria Cajueiro Campos2

1Professora associada, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Curso de Pós-Graduação em Medicina (área de concentração: Dermatologia), Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 21.6.2007. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 1.11.08. * Trabalho realizado no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Curso de Pós-Graduação em Dermatologia – Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como citar este artigo: Fernandes NC, Campos MMC. Vitiligo na criança e doença da tireóide. An Bras Dermatol. 2009;84(2):200-2.

Correspondência:
Nurimar C. Fernandes Rua Alexandre de Gusmão, 28 - Ap. 201 20520 120 Rio de Janeiro RJ Tel./fax: 21 2568-4158 E-mail: nurimarfernandes@terra.com.br

 

Resumo

A associação entre vitiligo e tireoidopatia na criança é discutível. Cinquenta crianças com vitiligo e 40 sem vitiligo foram submetidas às dosagens séricas de anticorpos antitireoide e hormônio tireoestimulante. Um caso (grupo teste) e um caso controle mostraram títulos de TSH acima do limite normal; o vitiligo não representou maior risco para tireoidopatia.

Palavras-chave: ANTICORPOS, TIREOTROPINA, VITILIGO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações