Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 3




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Mastocitose*

Mastocytosis


Luciana Cirillo Maluf1, Jefferson Alfredo de Barros2, Carlos D’Aparecida dos Santos Machado Filho3

1Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Preceptor da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil.
2Residente da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil.
3Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Regente da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 17.02.2009. * Trabalho realizado na Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Barros JA, Maluf LC, Machado Filho CD. Mastocitose. An Bras Dermatol. 2009;84(3):213-25.

Correspondência:
Luciana Cirillo Maluf Rua Marcos Mélega, 150 - D-1 Alto de Pinheiros 05466 010 Santo André SP Tel./Fax: 11 3023-0789 E-mail. lcmaluf@hotmail.com

 

Resumo

A mastocitose é caracterizada pelo acúmulo patológico e ativação de mastócitos nos tecidos e órgãos. Embora a classificação da mastocitose e seus critérios diagnósticos sejam bem aceitos, há necessidade de estabelecer parâmetros para aplicação de testes diagnósticos, avaliação clínica e respostas aos tratamentos. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão extensa da literatura, oferecendo conhecimento global sobre os mecanismos etiopatológicos e isiopatológicos, dando especial ênfase à diagnose, classificação e tratamento da mastocitose, promovendo a educação médica continuada.

Palavras-chave: MASTOCITOSE, MASTOCITOSE CUTÂNEA, MASTOCITOSE SISTÊMICA, URTICARIA PIGMENTOSA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações