Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 3




Voltar ao sumário

 

Investigação

Açúcar (sacarose) e triglicerídeos de cadeia média com ácidos graxos essenciais no tratamento de feridas cutâneas: estudo experimental em ratos*

Sugar (sucrose) and fatty acid compounds with triglycerides on the treatment of wounds: experimental study in rats


William César Cavazana1, Maria de Lourdes Pessole Biondo Simões2, Sergio Ossamu Yoshii3, Ciomar Aparecida Bersani Amado4, Roberto Kenji Nakamura Cuman5

1Professor assistente da disciplina de Cirurgia Plástica da Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil.
2Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Professora titular da disciplina de Metodologia Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e adjunta IV do departamento de Cirurgia, disciplina de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental da Universidade Federal do Paraná – Curitiba (PR), Brasil.
3Professor adjunto da disciplina de Anatomia Patológica da Universidade Federal do Paraná – Curitiba (PR), Brasil. Professor adjunto da disciplina de Anatomia Patológica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba (PR), Brasil.
4Professora associada da disciplina de Farmacologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Curitiba (PR), Brasil.
5Doutor em Ciências – Farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado da disciplina de Farmacologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.

Recebido em 22.08.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 20.04.09. * Trabalho realizado no programa de pós-graduação em ciências da saúde da Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Fundação de apoio ao desenvolvimento científico da Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil. Como citar este artigo: Cavazana WC, Biondo-Simões MLP, Yoshii SO, Bersani-Amado CA, Cuman RKN. Açúcar (sacarose) e triglicerídeos de cadeia média com ácidos graxos essenciais no tratamento de feridas cutâneas: estudo experimental em ratos. An Bras Dermatol. 2009;84(3):229-36.

Correspondência:
William César Cavazana Rua Dr. Nagib Daher 885 86800 040 Apucarana - Paraná Tel./Fax: 43 3423 1339 3422-8577 E-mail: wcavazana@uol.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Na última década, as indicações de uso tópico de compostos com ácidos graxos essenciais (AGE-TG) para o tratamento de feridas aumentaram no Brasil, e houve declínio das indicações do açúcar.
OBJETIVOS: Estudar o efeito da aplicação de solução fisiológica de cloreto de sódio a 0,9%, de açúcar e de AGE-TG sobre feridas experimentalmente induzidas em ratos.
MÉTODOS: Foi induzida uma ferida de 400 mm2 no dorso de cada rato Wistar, constituindo três grupos tratados separadamente com solução fisiológica de cloreto de sódio a 0,9%, açúcar e AGE-TG. Todos os animais receberam curativo oclusivo sobre a lesão, trocado a cada 24 horas. As aferições realizadas em quatro momentos consistiram na determinação do percentual de redução das áreas das feridas, da reação inflamatória celular, da ordenação do colágeno e da densidade de colágeno dos tipos I e III nas cicatrizes.
RESULTADOS: A cicatrização ocorreu igualmente nos grupos estudados, mas o açúcar modulou positivamente a reação inflamatória entre o 7º e 14º dias. No 20º dia, não houve diferenças na quantidade de colágeno dos tipos I e III entre os grupos tratados.
CONCLUSÕES: As feridas cicatrizaram nos três grupos. O grupo açúcar apresentou uma modulação positiva da resposta inflamatória celular. Não houve diferenças na quantidade de colágeno dos tipos I e III ao final do experimento nos grupos tratados.

Palavras-chave: ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, AÇÚCAR, CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, PELE, ÚLCERA DE PRESSÃO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações