Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 3




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Aspectos celulares da cicatrização *

Cellular aspects of wound healing


Ricardo José de Mendonça1, Joaquim Coutinho-Netto2

1Pós-doutorando do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
2Professor-associado do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 08.12.2008. * Trabalho realizado no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência – Faepa. Como citar este artigo: Mendonça RJ, Coutinho-Netto J. Aspectos celulares da cicatrização. An Bras Dermatol. 2009;84(3):257-62.

Correspondência:
Ricardo José de Mendonça Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Departamento de Bioquímica e Imunologia Av. Bandeirantes, 3900 - 14040 900 Ribeirão Preto SP Tel./fax: 16 3602-3321 16 3633-6840 e-mail: rjmendonca2000@yahoo.com.br

 

Resumo

O processo cicatricial compreende uma sequência de eventos moleculares e celulares que interagem para que ocorra a restauração do tecido lesado. Desde o extravasamento de plasma, com a coagulação e agregação plaquetária até a reepitelização e remodelagem do tecido lesado o organismo age tentando restaurar a funcionalidade tecidual. Assim, este trabalho abrange os diversos aspectos celulares envolvidos no processo cicatricial, bem como os principais medicamentos utilizados no tratamento de patologias relacionadas às deficiências na cicatrização. São abordados também, os aspectos econômicos referentes, sobretudo, às feridas crônicas de pés diabéticos.

Palavras-chave: AGENTES INDUTORES DA ANGIOGÊNESE, CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, PERMEABILIDADE CAPILAR

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações