Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 4




Voltar ao sumário

 

Investigação

Prevalência de hiperidrose em uma amostra populacional de Blumenau – SC, Brasil*

Prevalence of hyperhidrosis in the adult population of Blumenau-SC, Brazil


Romero Felini1, Alexandre Roberto Demarchi2, Eder Deivis Fistarol2, Mariana Matiello3, Lílian Mathias Delorenze4

1Doutor em Cirurgia do Tórax pela Universidade Autônoma de Barcelona (1996). Professor da Disciplina de Cirurgia Torácica da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) – Blumenau (SC), Brasil.
2Acadêmico do 6º ano de Medicina da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) – Blumenau (SC), Brasil.
3Acadêmica do 6º ano de Medicina da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) – Blumenau (SC), Brasil.
4Acadêmica do 6º ano de Medicina da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) – Blumenau (SC), Brasil.

Recebido em 21.11.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.06.09. * Trabalho realizado no curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (Furb) – Blumenau (SC), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Fenili R, Demarchi AR, Fistarol ED, Matiello M, Delorenze LM. Prevalência de hiperidrose em uma amostra populacional de Blumenau – SC, Brasil. An Bras Dermatol. 2009;84(4):361-6.

Correspondência:
Romero Fenili Fundação Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Medicina. Rua Antonio da Veiga, 140 - Vila Nova 89010 971 Blumenau SC Tel./fax: 47 3321-0381 47 3321-0381 e-mail: fenili@furb.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A hiperidrose é um distúrbio pouco conhecido, caracterizado pela produção excessiva de suor. Manifesta-se sob várias formas, afetando áreas como axilas, mãos, pés e face. Seus sintomas trazem prejuízos para o paciente, desde limitações no trabalho até constrangimento social e transtornos psicológicos.
OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é estimar a prevalência de hiperidrose na cidade de Blumenau.
MÉTODOS: A pesquisa foi realizada entre 21 de agosto e 1o de setembro de 2006, nos terminais urbanos de Blumenau: SC, entrevistando-se 500 pessoas abordadas de forma aleatória.
RESULTADOS: Dentre os entrevistados, 45 deles, que correspondem a 9% do total, preencheram os requisitos mínimos para serem classificados como portadores de hiperidrose. A faixa etária mais acometida foi entre 18 e 30 anos (11,8%). O número de portadores de hiperidrose do sexo masculino foi maior em números tanto absolutos quanto relativos. A característica mais prevalente foi frequência de hiperidrose ao menos uma vez por semana, encontrada em 91,11% dos afetados; a menos prevalente foi cessação de suor durante o sono, presente em 37,77%.
CONCLUSÕES: Observa-se que a prevalência de hiperidrose em Blumenau é maior que a encontrada em outras pesquisas semelhantes, não evidenciando raridade na presente amostra.

Palavras-chave: HIPERIDROSE, PREVALÊNCIA, SUOR

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações