Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Bloqueio por clipagem de gânglios simpáticos torácicos no tratamento da hiper-hidrose

Thoracic sympathetic block by clamping for treatment of hyperhidrosis


WILSON DE SOUZA STORI JR.1, MARLOS DE SOUZA COELHO2, PAULO DE SOUZA FONSECA GUIMARÃES3, NELSON BERGONSE NETO3, LAURO DEL VALLE PIZARRO4

1Médico Preceptor do Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória do Hospital Universitário Cajuru da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Curitiba (PR), Brasil.
2Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória do Hospital Universitário Cajuru da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Curitiba (PR), Brasil.
3Médico do Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória do Hospital Universitário Cajuru da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Curitiba (PR), Brasil.
4Médico do Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 10.11.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.04.2006. Trabalho realizado pelo Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória do Hospital Universitário Cajuru da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e no Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Stori Jr WS, Coelho MS, Guimarães PSF, Bergonse Neto N, Pizarro LDV. Bloqueio por clipagem de gânglios simpáticos torácicos no tratamento da hiper-hidrose. An Bras Dermatol. 2006;81(5):425-32.

Correspondência:
Wilson de Souza Stori Jr Rua Batista Pessine, 654, Casa I - Vista Alegre 80820-000 - Curitiba - PR - Brazil Tel. / Fax: +55 41 339-6452 "E-mail":wstori@uol.com.br

 

Resumo

*Fundamentos:* Bloqueio simpático videotoracoscópico no tratamento da hiper-hidrose é realizado por clipagem do tronco simpático, com possibilidade de reversão em casos de sudorese compensatória intensa. *Objetivo:* Avaliar sucesso terapêutico, satisfação e sudorese compensatória nos pacientes submetidos a essa técnica. *Método:* Estudo prospectivo em que 45 pacientes foram divididos em dois grupos. Grupo I: um paciente com hiper-hidrose palmar e 20 com hiper-hidrose palmar e plantar submetidos a bloqueio de T3; Grupo II: quatro pacientes com hiper-hidrose axilar , dois com hiper-hidrose axilar e palmar, dois com hiper-hidrose axilar e plantar e 16 com hiperidrose axilar, palmar e plantar submetidos a bloqueio de T3 e T4. *Resultados:* No grupo I 95,2% dos pacientes tinham hiper-hidrose palmar e plantar, e no grupo II 66,7% tinham hiperidrose axilar, palmar e plantar. Na região palmar, resultados excelentes ou bons ocorreram em 95,3% do grupo I e em 94,4% do grupo II; na região plantar 40% do grupo I e 44,5% do grupo II apresentaram bons resultados; e na região axilar, 95,8% relataram resultados excelentes ou bons. Em seis meses, havia sudorese compensatória em 76,2% do grupo I e 91,7% do grupo II, mas a sudorese compensatória intensa ocorreu em apenas três pacientes do grupo II. *Conclusões:* Esse tratamento foi eficiente para o tratamento da hiper-hidrose. Ao final de seis meses, todos os pacientes do grupo I e 95,9% dos pacientes do grupo II estavam satisfeitos com os resultados.

Palavras-chave: HIPER-HIDROSE, CIRURGIA TORÁCICA, SIMPATECTOMIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações