Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Expressão de marcadores de proliferação celular e apoptose no carcinoma espinocelular de pele e ceratose actínica

Expression of cell proliferation and apoptosis biomarkers in skin spinocellular carcinoma and actinic keratose


Marilho Tadeu Dornelas1, Michele Fernandes Rodrigues2, Dequitier Carvalho Machado2, Ângela Maria Gollner3, Ana Paula Ferreira4

1Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Mestre em Saúde Brasileira na área de Imunologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (FM/UFJF) Juiz de Fora (MG), Brasil.
2Bióloga. Mestre em Saúde Brasileira na área de Imunologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (FM/UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
3Coordenadora do Estudo. Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (FM/UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
4Coordenadora do Estudo. Doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP), Professora Associada do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.

Recebido em 03.03.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.07.09. * Trabalho realizado no Laboratório de Imunologia e Laboratório de Anátomo Patologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Dornelas MT, Rodrigues MF, Machado DC, Gollner AM, Ferreira AP. Expressão de marcadores de proliferação celular e apoptose no carcinoma espinocelular de pele e ceratose actínica. An Bras Dermatol. 2009;84(5):469-75.

Correspondência:
Marilho Tadeu Dornelas Plastic Center Rua Dom Viçoso nº20 - Alto dos Passos 36026 390 Juiz de Fora MG Tel./Fax: 32 3239 8282 e-mail: marilho.dornelas@ufjf.edu.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O câncer de pele é o mais frequente tipo de câncer humano e mostra aumento de sua incidência. Em muitos casos, antes do surgimento do carcinoma, instala-se uma lesão precursora, ceratose actínica, podendo evoluir para carcinoma espinocelular. Estudos buscam determinar os parâmetros com significado prognóstico na predição daqueles tumores que terão comportamento mais agressivo.
OBJETIVO: Avaliar a expressão dos marcadores de proliferação celular (PCNA, Ki-67) e apoptose (p53, Bcl-2), em portadores de carcinoma espinocelular e ceratose actínica.
MÉTODO: Foram estudadas amostras de 30 pacientes: sendo dez portadores do carcinoma espinocelular; dez de ceratose actínica e dez indivíduos livres de lesões submetidos à blefaroplastia.
RESULTADOS: A proteína p53 foi expressa em todos os casos estudados, embora apresentassem padrões quantitativos diferentes. O Bcl-2 foi expresso em baixa intensidade. Em seis casos de ceratose actínica, nas peles de blefaroplastia, e negativo nos casos de carcinoma espinocelular. O PCNA exibiu expressão intensa, em todas as amostras. O Ki-67 apresentou expressão variável, nos casos de carcinoma e de ceratose, e negativo na pele de pálpebra.
CONCLUSÃO: A expressão do Ki-67 e a não-expressão de Bcl-2, no grupo CEC, indica intensificação da atividade proliferativa. Ao passo que, a maior expressão de p53 e Bcl-2, no grupo CA, sugere imortalização celular.

Palavras-chave: APOPTOSE, CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, CERATOSE, IMUNOISTOQUÍMICA, PLORIFERAÇÃO DE CÉLULAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações