Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 6




Voltar ao sumário

 

Investigação

Adesivos à base de cianoacrilato para síntese de tecido mole*

Cyanoacrylate adhesives for the synthesis of soft tissue


Sybele Saska1, Ana Maria Minarelli Gaspar2, Eduardo Hochuli-Vieira3

1Cirurgiã-dentista, aluna de Mestrado em Biotecnologia - Instituto de Química de Araraquara – Universidade Estadual Paulista (UNESP) - São Paulo (SP), Brasil.
2Profa. Dra. Assistente de Anatomia - Departamento de Morfologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Universidade Estadual Paulista (UNESP) - São Paulo (SP), Brasil.
3Prof. Dr. Assistente de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial - Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Universidade Estadual Paulista (UNESP) - São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 26.01.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 26.09.2009.

Correspondência:
Sybele Saska Rua Humaitá, 1680 – Araraquara 14.803 901 São Paulo Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP Departamento de Morfologia. Tel./Fax: 16 3301 6492 / 3301-6600 ramal: 6765 E-mail: sybele_saska@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS - Adesivos teciduais têm sido muito usados para síntese de ferida, em função de ser um método indolor, rápido e de fácil execução. OBJETIVOS -Analisar e comparar compatibilidade dos adesivos, etil- cianoacrilato (Super Bonder) e butilcianoacrilato (Histoacryl), e a reparação de incisões em dorso de ratos entre o fio de sutura e os respectivos adesivos. MÉTODOS – Foram usados 15 ratos. Realizaram-se duas lojas cirúrgicas no dorso. Em cada uma, foi implantado um tubo de polietileno (10mm x 1mm), os quais foram preenchidos com os adesivos Super Bonder (lado direito) e Histoacryl (lado esquerdo). As incisões, do lado esquerdo, foram coaptadas com Super Bonder, e as do lado direito, com Histoacryl. Uma incisão mediana, entre as duas incisões,foi realizada e suturada com fio de seda. Os animais foram mortos, depois de 7(sete), 35(trinta) e 120 (cento e vinte dia) dias. RESULTADOS: Os adesivos usados, no presente estudo, não promoveram reação inflamatória, quando usados para síntese das incisões. Porém, estes adesivos, quando implantados no subcutâneo, promoveram reação inflamatória até 120 (cento e vinte dia) dias, no entanto, a reação é mais intensa com Histoacryl. CONCLUSÕES: Super Bonder e Histoacryl permitem o processo cicatricial dos tecidos incisados; facilitam a sutura das incisões. Desta forma, estes podem ser utilizados para sínteses de feridas, lacerações ou incisões cutâneas.

Palavras-chave: ADESIVOS TECIDUAIS, CIANOACRILATOS, HEMOSTÁTICOS, TÉCNICAS DE SUTURA, TESTE DE MATERIAIS, RATOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações