Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 2




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Dermatoses Ocupacionais

Occupational dermatosis


Alice de Oliveira de Avelar Alchorne1, Maurício Mota de Avelar Alchorne2, Marzia Macedo Silva3

1Professora livre docente de Dermatologia da Universidade Nove de Julho (Uninove) - São Paulo (SP), Brasil.
2Professor livre docente de Dermatologia da Universidade Nove de Julho (Uninove) - São Paulo (SP), Brasil.
3Mestre em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina - São Paulo (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 07.12.2009. * Trabalho realizado na Universidade Nove de Julho (Uninove) e na Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Alchorne AOA, Alchorne MMA, Silva MM. Dermatoses ocupacionais. An Bras Dermatol. 2010;85(2):137-47.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Alice de Oliveira de Avelar Alchorne Rua Iraúna, 469 04518 060 São Paulo, SP - Brasil Tel./Fax: 55 11 4127 3755 55 11 5904 2447 E-mail: a.alchorne@terra.com.br

 

Resumo

Dermatose ocupacional é qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho. Os autores referem a importância do tema, a epidemiologia e a etiopatogenia das principais dermatoses ocupacionais: dermatites de contato irritativas e alérgicas, fitodermatites, acnes (elaioconiose e cloracne), ceratoses, cânceres, granulomas de corpo estranho, infecções, oníquias e ulcerações. A clínica da dermatose ocupacional é apresentada em diferentes profissões. Analisam-se os exames laboratoriais pedidos nessas dermatoses, com especial destaque para testes de contato, que são o padrão ouro, e fornecem-se dados do tratamento e prevenção; quanto à prevenção da dermatose ocupacional, informam-se as medidas coletivas e individuais, especialmente, no que respeita ao uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

Palavras-chave: BARBEARIA, CERATOSE, CLORACNE, DERMATITE DE CONTATO, DERMATITE OCUPACIONAL

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações