Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Avaliação clínica das lesões orais associadas a doenças dermatológicas*

Clinical evaluation of oral lesions associated with dermatologic diseases


Letícia Machado Gonçalves1, José Ribamar Sabino Bezerra Júnior2, Maria Carmen Fontoura Nogueira da Cruz3

1Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - São Luís (MA), Brasil.
2Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - São Luís (MA), Brasil.
3Mestre e doutora em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao Departamento de Odontologia II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - São Luís (MA), Brasil.

Recebido em 14.08.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 20.01.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUPD) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - São Luís (MA), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Bolsa de iniciação científica concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) - São Luís (MA), Brasil. Como citar este artigo/How to cite this article: Gonçalves LM, Bezerra Júnior JRS, Cruz MCFN. Avaliação clínica das lesões orais associadas a doenças dermatológicas. An Bras Dermatol. 2010;85(2):150-6.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Letícia Machado Gonçalves Rua 40, Quadra 52, Casa 05 - Bequimão 65062-660 São Luís - MA Tel./Fax: 98 8862 9161 E-mail: lets.mg@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: As doenças dermatológicas não estão representadas apenas pelas lesões que afetam a pele, mas, também, por manifestações que podem envolver as mucosas, inclusive a mucosa oral. OBJETIVOS: Avaliar a frequência das manifestações orais em pacientes com doenças dermatológicas, considerando-se a localização e as características clínicas das lesões encontradas, o sexo, a idade e a raça dos acometidos. MÉTODOS: Estudo observacional, do tipo transversal, com pacientes que procuraram atendimento no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUPD) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre outubro de 2007 e outubro de 2008 (n=88). RESULTADOS: A idade variou entre cinco e 88 anos, e o sexo feminino foi o mais atingido (2:1). Dos casos examinados, 35% eram de líquen plano, 33% de lúpus eritematoso, 24% de eritema multiforme, 7% de pênfigo vulgar e 1% do grupo penfigoide. As lesões orais foram mais frequentes nos portadores de líquen plano (51%) e lúpus eritematoso (20%). O líquen plano reticular foi a forma clínica mais comum e a mucosa jugal, o sítio mais acometido. CONCLUSÕES: O conhecimento dessas patologias pelo cirurgião-dentista é de fundamental importância, cabendo-lhe uma parcela de responsabilidade pelo diagnóstico precoce e orientação para o tratamento adequado. Além disso, o exame intraoral deve ser incorporado como prática de rotina durante o atendimento dermatológico.

Palavras-chave: DERMATOLOGIA, DIAGNÓSTICO BUCAL, MANIFESTAÇÕES BUCAIS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações