Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 2




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Poroceratose superficial disseminada num doente com colangiocarcinoma: manifestação paraneoplásica?*

Disseminated superficial porokeratosis in a patient with cholangiocarcinoma: a paraneoplastic manifestation?


Tiago Torres1, Glória Cunha Velho2, Manuela Selores3

1Interno de Dermatovenereologia; Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Porto, Portugal.
2Professora associada da disciplina de Dermatologia na Faculdade de Biomédicas da Universidade do Porto; Assistente hospitalar; Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Porto, Portugal.
3Professora-regente da disciplina de Dermatologia na Faculdade de Biomédicas da Universidade do Porto; Director de Serviço; Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Porto, Portugal.

Recebido em 03.03.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.03.2009. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Porto, Portugal. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Torres T, Velho GC, Selores M. Poroceratose superficial disseminada num doente com colangiocarcinoma: manifestação paraneoplásica? An Bras Dermatol. 2010;85(2):229-31.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Tiago Torres Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António, EPE Edifício das consultas externas, Ex CICAP, Rua: D. Manuel II. 4100, Porto - Portugal. Tel.fax: - 22 6097429 - 22 6097429 E-mail: tiagotorres2002@hotmail.com

 

Resumo

As poroceratoses compreendem um grupo de doenças da queratinização epidérmica, hereditárias ou adquiridas, caracterizadas histologicamente pela presença de lamela cornoide. A variante clínica designada por poroceratose superficial disseminada tem sido descrita na literatura, associada a estados de imunossupressão, como transplantação de órgãos, terapêuticas imunossupressoras e infecções. A sua associação a neoplasias sólidas foi raramente descrita na literatura, estando publicados apenas 5 casos. Descrevemos o caso clínico de um paciente que desenvolveu, subitamente, lesões de poroceratose superficial disseminada, concomitantemente ao diagnóstico de um colangiocarcinoma.

Palavras-chave: COLANGIOCARCINOMA, GENES P53, POROCERATOSE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações