Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 3




Voltar ao sumário

 

Investigação

Abordagem terapêutica dos hemangiomas cutâneos na infância*

Therapeutic management of skin hemangiomas in children


Adriana Maria da Silva Serra1, Flávia Machado Gonçalves Soares2, Acimar G. da Cunha Júnior3, Izelda Maria Carvalho Costa4

1Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Brasília (DF), Brasil.
2Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Brasília (DF), Brasil.
3Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Médico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Brasília (DF), Brasil.
4Professora Adjunta de Dermatologia da Universidade de Brasília (DF), Brasil. Coordenadora do Ambulatório de Dermatopediatria do HUB/UNB.

Recebido em 21.9.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.09.09. * Trabalho realizado no Ambulatório de Dermatologia Pediátrica e Ambulatório de Cirurgia Pediátrica do Hospital Universitário de Brasília (HUB) - Brasília (DF), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Serra AMS, Soares FMG, Cunha Jr AG, Costa IMC. Abordagem terapêutica dos hemangiomas cutâneos na infância. An Bras Dermatol. 2010;85(3):307-17.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Adriana Maria da Silva Serra Endereço: SHIN QI 13 conj. 01 casa 10 Lago Norte 71.535 010 Brasília DF Tel./Fax: 61 33262812 / 81368660 / 33262812 E-mail: amsserra@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Hemangioma é um tumor benigno de células endoteliais comum na infância e de involução espontânea. OBJETIVO: Avaliar os tratamentos utilizados em 122 pacientes com hemangiomas cutâneos, tratados no Hospital Universitário de Brasília, de março de 2000 a dezembro de 2006. MÉTODOS: Utilizou-se coleta de dados em prontuários e aplicação de questionários aos pais. Foram analisados gênero, fatores pré-natais e perinatais, características clínicas, tipo de tratamento e resultados. RESULTADOS: A razão de sexo (F: M) foi de 1,5:1. 42, em pacientes que apresentavam hemangiomas superficiais, 13 profundos e 67 mistos; em 7 pacientes, havia associação com síndromes. Em 79 pacientes, localizavam-se no polo cefálico. Já em 98/122 dos pacientes, foram submetidos a tratamento único e 24/122 a múltiplos. No primeiro grupo, foi utilizada conduta expectante em 38 pacientes, compressão em 3, corticoide sistêmico em 18, corticoide intralesional em 13, corticoide tópico em 4, cirurgia convencional em 12, criocirurgia em 7, luz pulsada em 1 e imiquimod em 2. No segundo grupo, 15 fizeram 2 tipos de tratamentos e 9 necessitaram de 3 ou mais tratamentos. CONCLUSÃO: Os dados obtidos concordam com a literatura mundial, quanto a sexo e localização da lesão. A incidência de hemangiomas presentes ao nascimento foi maior que em outras publicações. Os resultados terapêuticos obtidos foram comparáveis aos publicados na literatura. A identificação dos hemangiomas que necessitam de tratamento, em que momento adequado para intervenção e a melhor opção terapêutica devem ser considerados.

Palavras-chave: AVALIAÇÃO DE RESULTADO DE INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS, CIRURGIA GERAL, CORTICOSTERÓIDES, CRIOCIRURGIA, HEMANGIOMA, TERAPÊUTICA, TERAPIA COMBINADA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações