Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 3




Voltar ao sumário

 

Dermatopatologia

Análise morfométrica do colágeno dérmico a partir da segmentação por conglomerados (clusters) de cor*

Morphometric analysis of dermal collagen by color clusters segmentation


Hélio Amante Miot1, Gabrielli Brianezi2

1Professor Assistente Doutor do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista (FMBUnesp) - Botucatu (SP), Brasil.
2Biomédica, mestranda do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp) - Botucatu (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.07.2009. * Trabalho realizado nos Departamentos de Dermatologia e Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp) - Botucatu (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None. Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None. Como citar este artigo/How to cite this article: Miot HA, Brianezi G. Análise morfométrica do colágeno dérmico a partir da segmentação por conglomerados (clusters) de cor. An Bras Dermatol. 2010;85(3):361-4.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Hélio Amante Miot Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Unesp, S/N. Campus Universitário de Rubião Jr. 18618 000 Botucatu SP - Brasil Tel./Fax: 14 3882 4922 E-mail: heliomiot@fmb.unesp.br

 

Resumo

Análise morfométrica do colágeno dérmico pode fornecer subsídio quantitativo para a pesquisa em dermatologia. Os autores demonstram uma técnica de análise de imagem digital que permite a identificação de estruturas microscópicas, a partir da segmentação por conglomerados (clusters), de cor aplicada à estimativa da intensidade e densidade das fibras colágenas da derme.

Palavras-chave: ANÁLISE POR CONGLOMERADOS, CITOMETRIA POR IMAGEM, COLÁGENO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações