Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 4




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Reações tegumentares adversas relacionadas aos agentes antineoplásicos – Parte I

Adverse mucocutaneous reactions to chemotherapeutic agents - Part I


Jose Antonio Sanches Junior1, Hebert Roberto Clivati Brandt2, Emanuella Rosyane Duarte Moure3, Guilherme Luiz Stelko Pereira4, Paulo Ricardo Criado5

1Doutor em Medicina e livre docente pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp); professor associado do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo (SP), Brasil.
2Médico preceptor da Divisão de Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo (SP), Brasil.
3Mestranda pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp); médica colaboradora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo (SP), Brasil.
4Médico preceptor da Divisão de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) - São Paulo (SP), Brasil.
5Doutor em Medicina pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo (SP); médico assistente da Divisão de Clínica Dermatológica e pesquisador do Laboratório de Investigação Médica, LIM 53, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 31.07.2009. * Trabalho realizado no Ambulatório de Oncologia Cutânea da Divisão de Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas e na Divisão de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) - São Paulo, Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Sanches JA Jr, Brandt HRC, Moure EMD, Pereira GLS, Criado PR. Reações tegumentares adversas relacionadas aos agentes antineoplásicos - Parte I. An Bras Dermatol. 2010;85(4):425-37.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Hebert Roberto Clivati Brandt Av. Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 255 - 3º andar Divisão de Clínica Dermatológica - ICHC 05403 000 São Paulo - SP, Brasil Tel.:/Fax: +55 11 3069 8002 +55 11 3088 9145 E-mail: hebertbrandt@gmail.com

 

Resumo

O tratamento local e sistêmico das neoplasias pode causar alterações na pele, membranas mucosas, cabelos e unhas. O diagnóstico preciso e o tratamento adequado destes efeitos colaterais requerem conhecimento dos padrões das reações adversas mais comuns para as medicações que o paciente está utilizando. O dermatologista deve estar familiarizado com as manifestações tegumentares das neoplasias, bem como com os efeitos adversos mucocutâneos dos tratamentos antineoplásicos.

Palavras-chave: ANORMALIDADES DA PELE, QUIMIOTERAPIA, QUIMIOTERAPIA COMBINADA, MEMBRANA MUCOSA, PELE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações