Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 4




Voltar ao sumário

 

Investigação

Concordância entre diagnósticos dermatológicos obtidos por consulta presencial e por análise de imagens digitais*

Agreement between dermatological diagnoses made by live examination compared to analysis of digital images


Jonas Ribas1, Maria da Graça Souza Cunha2, Antônio Pedro Mendes Schettini3, Carla Barros da Rocha Ribas4

1Professor e Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); mestre em medicina tropical pela Universidade Federal do Amazonas - Manaus (AM), Brasil.
2Médica dermatologista da Fundação Alfredo da Matta - Manaus (AM); doutora em medicina pela Universidade de Ribeirão Preto, USP - Ribeirão Preto (SP), Brasil.
3Médico dermatologista da Fundação Alfredo da Matta - Manaus (AM); mestre em medicina tropical pela Universidade Federal do Amazonas - Manaus (AM), Brasil.
4Médica dermatologista da Fundação Alfredo da Matta - Manaus (AM); coordenadora da residência médica em dermatologia da Fundação Alfredo da Matta - Manaus (AM); mestre em medicina tropical pela Universidade Federal do Amazonas - Manaus (AM), Brasil.

Recebido em 10.07.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 19.03.2010. * Trabalho realizado no serviço de dermatologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas - Manaus (AM), Brasil Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Ribas J, Cunha MGS, Schettini APM, Ribas CR. Concordância entre diagnósticos dermatológicos obtidos por consulta presencial e por análise de imagens digitais. An Bras Dermatol. 2010;85(4):441-7.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Jonas Ribas Rua 24 de maio, 220 - Centro 69010 080 - Manaus - AM Tel./fax: 92 3234 5019 E-mail: ribas@internext.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A teledermatologia, pouco utilizada no Brasil e com iniciativas incipientes no Amazonas, necessita de estudos para demonstrar sua factibilidade e eficácia. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia de um método assíncrono de teledermatologia, utilizando recursos tecnológicos simples e de baixo custo. MÉTODOS: Cento e setenta e quatro pacientes foram examinados por quatro dermatologistas; dois efetuaram diagnóstico presencial (A1 e A2) e dois por meio de imagens das lesões e história clínica (B1 e B2). Foi investigada a concordância entre as avaliações presenciais e por imagens. RESULTADOS: A concordância do diagnóstico principal entre os examinadores presenciais (A1 e A2) foi de 83,3% e entre os de imagens (B1 e B2), de 81%. A concordância entre o diagnóstico principal estabelecido pelo método presencial e o obtido por meio de imagens variou de 78,2% a 83,9%. CONCLUSÃO: O diagnóstico de doenças dermatológicas realizado por imagens digitais demonstrou concordância ótima quando comparado àquele realizado com a presença física do paciente.

Palavras-chave: DERMATOLOGIA, DIAGNÓSTICO CLÍNICO, TELEMEDICINA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações