Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 5




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Reações tegumentares adversas relacionadas aos agentes antineoplásicos – Parte II

Adverse mucocutaneous reactions related to chemotherapeutic agents – Part II


Paulo Ricardo Criado1, Hebert Roberto Clivati Brandt2, Emanuella Rosyane Duarte Moure3, Guilherme Luiz Stelko Pereira4, Jose Antonio Sanches Júnior5

1Doutor em Ciências pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo; médico assistente da Divisão de Clínica Dermatológica e pesquisador do Laboratório de Investigação Médica, LIM 53, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil
2Médico preceptor do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil.
3Mestranda pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo; médica colaboradora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil.
4Médico preceptor da Divisão de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer de São Paulo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil.
5Doutor em Medicina e livre-docente pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo; professor associado do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.03.2010. * Trabalho realizado no Ambulatório de Oncologia Cutânea da Divisão de Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas e na Divisão de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer de São Paulo "Octávio Frias de Oliveira" – São Paulo, Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Hebert Roberto Clivati Brandt Av. Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 255 - 3º andar Divisão de Clínica Dermatológica - ICHC 05403 000 São Paulo - SP, Brasil Tel.:/Fax: +55 11 3069 8002 +55 11 3088 9145 E-mail: hebertbrandt@gmail.com

 

Resumo

Os eventos e reações envolvendo quimioterapia são frequentes na prática oncológica. Agentes quimioterápicos são uma modalidade de tratamento amplamente utilizada. Efeitos colaterais podem variar de frequência e também ser confundidos com outras manifestações tegumentares do tratamento oncológico. Este artigo objetiva expor as informações sobre reações cutâneas à quimioterapia, em especial, aqueles para os quais o dermatologista é requisitado a emitir parecer e a comentar sobre a segurança e a viabilidade da readministração de uma droga específica. Os autores descrevem os aspectos associados a esses eventos, fazendo uma análise detalhada de cada um deles.

Palavras-chave: Quimioterapia, Anormalidades da pele, Quimioterapia adjuvante, Quimioterapia combinada, Pele

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações