Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Terapêutica fotodinâmica com ácido delta-aminolevulínico e luz de diodos em ceratoses actínicas*

Photodynamic therapy with delta-aminolevulinic acid and light-emitting diodes in actinic keratosis


Clarice Gabardo Ritter1, Isabel Cristina Palma Kuhl2, Carolina Lenhardt1, Marlene Laks Weissbluth 2, Renato Marchiori Bakos3

1Médica residente do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
2Médica dermatologista assistente do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
3Médico dermatologista, pós-graduando (doutorado) do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 30.04.2010. * Trabalho realizado no serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Fundo de Incentivo à Pesquisa (Fipe) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Correspondência:
Clarice Gabardo Ritter Rua Pedro Chaves Barcelos, 715/202 90450-010 Porto Alegre, RS Tel.: 51 3779 6468 E-mail: clariceritter@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A terapêutica fotodinâmica é técnica de tratamento em que se aplica uma substância fotossensibilizante nos tecidos ativada por uma fonte de luz de comprimento de onda específico, gerando destruição celular seletiva. Estudam-se novas fontes de luz que possam ser usadas no tratamento de ceratoses actínicas.
OBJETIVOS: Avaliar a efetividade da terapêutica fotodinâmica com ácido delta-aminolevulínico utilizando como fonte de luz um aparelho emissor de luz de diodos no tratamento de ceratoses actínicas de face e membros superiores. MÉTODOS: Dezoito pacientes com ceratoses actínicas na face ou membros superiores realizaram uma aplicação de creme de ácido delta-aminolevulínico a 20% e foram submetidos à exposição de luz de diodos, comprimento de onda de 630 nm.
RESULTADOS: Foram tratadas 328 ceratoses actínicas, obtendo-se cura clínica completa em 210 (64,0%) após 24 semanas. Lesões do dorso das mãos apresentaram cura clínica completa em 49,2%; nas demais áreas esse valor foi de 81,4%. Não houve registro de efeitos adversos graves, e obteve-se bom grau de satisfação dos pacientes com os resultados.
CONCLUSÃO: A terapêutica fotodinâmica com fonte de emissão de luz de diodos mostrou-se eficaz e bem tolerada para tratamento de ceratoses actínicas, com resultados semelhantes aos encontrados na literatura utilizando outras fontes luminosas.

Palavras-chave: CERATOSE, FOTOBIOLOGIA, FOTOQUIMIOTERAPIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações