Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

5

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

5

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 5




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Tratamento da doença de Hailey-Hailey com toxina botulínica tipo A*

Hailey-Hailey disease treatment with Botulinum toxin type A


Giancarlo Rezende Bessa1, Thaís Corsetti Grazziotin2, Ana Paula Manzoni3, Magda Blessmann Weber4, Renan Rangel Bonamigo5

1Médico Dermatologista. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
2Médica Dermatologista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
3Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Convidada do Curso de Especialização em Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
4Doutora em Ciências Medicas - Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da disciplina de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
5Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto e chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.

Recebido em 01.06.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.07.2009. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Giancarlo Rezende Bessa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Rua: Sarmento Leite, 245. Centro. 90050-170 Porto Alegre - RS. Tel./Fax: 51 33039000 / 51 33038810 E-mail: gianmed@yahoo.com

 

Resumo

Duas irmãs com doença de Hailey-Hailey, com lesões recorrentes - uma em axilas e outra em região inguinal, e resposta limitada aos tratamentos clássicos. Elas foram tratadas com aplicação de toxina botulínica tipo A. Observamos que houve importante melhora na paciente tratada na região inguinal e remissão completa na paciente em cujas axilas sofreram tratamento. Além disso, foi possível poupar uso de antibióticos sistêmicos e corticoides tópicos. O alto custo é um fator restritivo para uso rotineiro e estudos maiores são necessários para definir eficácia e relação custo-benefício dessa intervenção.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações