Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 5




Voltar ao sumário

 

Imagens em Dermatologia

Pistas dermatoscópicas para diferenciar a tricotilomania da alopecia areata em placa *

Dermoscopic clues to distinguish trichotillomania from patchy alopecia areata


Leonardo Spagnol Abraham1, Fernanda Nogueira Torres2, Luna Azulay-Abulafia3

1Especialista em Dermatologia; dermatologista do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ); mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Serviço de Anatomia Patológica); preceptor do ambulatório de alopecias e dermatoscopia do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Especialista em Dermatologia; dermatologista do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); dermatologista do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ); professora da pós-graduação do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); professora da Universidade Gama Filho (UGF) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 05.04.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 29.04.10. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Leonardo Spagnol Abraham Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ) R. Alexandre Ferreira, 206 – Lagoa 22470 220 Rio de Janeiro – RJ Tel.: +55 21 9218-4164 / 2537-2108 Fax: +55 21 2537-2108 E-mail: leosabraham@gmail.com

 

Resumo

INTRODUÇÃO: Tricotilomania e alopecia areata em placa possuem características clínicas e dermatoscópicas semelhantes.
OBSERVAÇÕES: O exame dermatoscópico da tricotilomania revela densidade capilar diminuída, cabelos fraturados em diferentes tamanhos, enovelados e vellus, tricoptilose, pontos amarelos com ou sem pontos pretos e ausência de cabelos em "ponto de exclamação".
CONCLUSÃO: No contexto de alopecia em placa e cabelos fraturados, a ausência de "pontos de exclamação" sugere o diagnóstico de tricotilomania. Por outro lado, o achado de pontos amarelos sem pontos pretos não afasta o mesmo.

Palavras-chave: ALOPECIA, DERMOSCOPIA, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, HÁBITO DE ROER UNHAS, TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações