Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 6




Voltar ao sumário

 

Investigação

Aspectos clínicos de pacientes com pitiríase versicolor atendidos em um centro de referência em Dermatologia Tropical na cidade de Manaus (AM), Brasil

Clinical aspects of patients with pityriasis versicolor seen at a referral center for tropical dermatology in Manaus, Amazonas, Brazil


Patrícia Motta de Morais1, Maria da Graça Souza Cunha2, Maria Zeli Moreira Frota3

1Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; mestranda em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); dermatologista da Fundação Alfredo da Matta (Fuam) – Manaus (AM), Brasil.
2Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Ribeirão Preto (Uferp); orientadora do Mestrado em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); dermatologista da Fundação Alfredo da Matta (Fuam) – Manaus (AM), Brasil.
3Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (USP); atua em Biologia e Fisiologia de Micro-organismos, com ênfase em Micologia; professora assistente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Manaus (AM), Brasil.

Recebido em 08.06.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 20.08.2010. * Trabalho realizado na Fundação Alfredo da Matta (Fuam) – Manaus (AM), Brasil Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Patrícia Motta de Morais Rua 02, nº 7, Condomínio ANIEL, apartamento 301, Parque 10 de Novembro 69054 729 - Manaus - AM Tel.: 92 3877 0495 / 8127 9559 Fuam: 92 3663 4747 E-mail: pattymmorais@hotmail.comPatrícia Motta de Morais Rua 02, nº 7, Condomínio ANIEL, apartamento 301, Parque 10 de Novembro 69054 729 - Manaus - AM Tel.: 92 3877 0495 / 8127 9559 Fuam: 92 3663 4747 E-mail: pattymmorais@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A pitiríase versicolor (tinha versicolor) é uma micose superficial crônica, causada por leveduras do gênero Malassezia spp. comensais das camadas queratinizadas da pele e que, sob determinadas condições ainda não esclarecidas, se torna patogênica, determinando as manifestações clínicas da doença. É uma dermatose recidivante e, mesmo após tratamento, pode deixar hipopigmentação persistente, causando problemas sociais aos indivíduos acometidos.
OBJETIVO: Descrever as características clínicas e epidemiológicas de pacientes com diagnóstico de tinha versicolor atendidos em uma unidade de referência em Dermatologia (Fundação Alfredo da Matta).
MÉTODOS: Estudo de série de casos em que foram detalhadas as manifestações cutâneas e as características epidemiológicas de pacientes atendidos na Fundação Alfredo da Matta com diagnóstico de tinha versicolor.
RESULTADOS: Cento e dezesseis pacientes foram incluídos no estudo no período de janeiro a agosto de 2008. A maioria dos indivíduos é do sexo masculino, de cor parda, da faixa etária jovem e formada por estudantes, que apresentavam fatores predisponentes ao surgimento das manchas. Também a maioria apresentava lesões extensas e história passada da doença.
CONCLUSÃO: O estudo mostrou alta proporção de indivíduos com quadros extensos e de longa duração da doença.

Palavras-chave: EPIDEMIOLOGIA, MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS, TINHA VERSICOLOR

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações